Para fazer uma boa omelete há truques para que fique perfeita. Para uma omeleta fofa e suculenta o segredo é não a cozinhar em demasia. Para que fique ainda mais saborosa, não se esqueça de a temperar com sal e pimenta e de escolher um bom recheio. Nós sugerimos tomate, mas pode juntar outros vegetais, carne ou até peixe.

Os ovos são uma parte importante da dieta mediterrânica e um alimento muito versátil e rápido de preparar, ideal para aqueles dias em que não tem muito tempo.

Curiosidades

Sabia que a distinção do Livro de Recordes do Guinness para a maior omelete do mundo foi para Ferreira do Zêzere, em 2012? Tinha 6,466 quilos e levou mais de 160 mil ovos. Foram precisas mais de cinco horas para a cozinhar e o resultado final conseguiu alimentar 20 mil pessoas. Grande parte da omelete foi doada a várias instituições de solidariedade social da zona e o feito assegurou a Ferreira do Zêzere o título de capital do ovo.

Vários países e regiões têm a sua versão da omeleta. Da China, à Índia, passando pelo Magreb, cozinhar com ovos é uma espécie de comida de conforto. O nome em português vem da culinária francesa (omelette). Na vizinha Espanha é conhecida como tortilha e em Itália chamam-lhe frittata. Cada uma tem certas características que as distinguem. Por exemplo, a tortilha é alta e normalmente recheada com batatas. Não é dobrada como a omeleta comum. Já a frittata – que também não é dobrada ao meio – precisa de ser cozinhar tapada e depois virada ao contrário.