Há alturas do ano em que o corpo precisa de um descanso, especialmente depois dos meses de festa, normalmente altura de mais excessos e muitas sobremesas à mistura. Já se sabe que festa é sinal de convívio, e convívio é quase sempre sinónimo de estar à mesa com família e amigos. Chegou a altura de recuperar a forma, repor os níveis de vitaminas e desintoxicar dos abusos. Para isso, nada melhor do que originais saladas para refeições mais saudáveis e cheias de sabor.

No entanto, por vezes o Inverno é pouco propício a comermos saladas, com o seu céu cinzento, dias intermináveis de chuva e o frio, que ataca de manhã à noite e não deixa vontade para comer saladas, normalmente à base de vegetais crus e frios, pouco apetecíveis. A boa notícia é que temos a solução: saladas mornas. São óptimas, saudáveis, tão reconfortantes como uma sopa, mas muito mais divertidas de comer.

As nossas propostas

Fizemos uma selecção de quatro receitas de saladas. Sugestões para qualquer momento do dia e para qualquer altura do ano. Pode levá-las para o trabalho, numa marmita, ou – se não estiver a chover – até ao jardim mais próximo, para um mini-piquenique. Também são ideais para comer à noite, quando o corpo pede refeições mais leves.

Uma coisa é certa: não ficará com fome nem insatisfeito com nenhuma destas saladas mornas. E já sabe: consuma sempre muitos vegetais, são essenciais para o seu bem estar.

Saladas mornas atum grãoA clássica: salada morna de grão e atum.

Saladas mornas kiwi salmaoUma original: salada morna de salmão e kiwi.

Saladas mornas quinoaUma nutritiva e super saudável: salada de quinoa, cavala e feijão-preto.

Saladas mornas legumes grelhadosVegetariana e deliciosa: salada de legumes grelhados e pão de pita.