O vegetarianismo e o veganismo são duas opções alimentares de bases parecidas. No entanto, divergem em termos de posicionamento, já que os vegetarianos excluem carne e peixe, mas não produtos de origem animal, uma vez que consomem, por exemplo, ovos, lacticínios e mel. Já os vegans excluem tudo o que é de origem animal da sua alimentação e também da roupa, produtos de higiene e detergentes. Se optar por um destes estilos de vida, está a contribuir para que haja menos poluição e sejam gastos menos recursos.

Associação Vegetariana Portuguesa afirma que a maioria das pessoas decide ser vegetariana para evitar a morte de animais, que consideraram ser desnecessária, mas também há quem opte por este tipo de alimentação devido a problemas de saúde, crenças religiosas ou espirituais, entre outras.

Ser vegetariano não é o mesmo que ser vegan. Sendo duas dietas parecidas, uma é mais restrita do que a outra, indo a vegan mais longe nos ideais de respeito e defesa dos animais. Para que nunca mais ofereça uma omeleta a um vegan, ou peixe a um vegetariano, vamos explicar-lhe as diferenças entre as duas.

Vegetarianismo

Nesta opção alimentar não entra nenhum tipo de carne ou peixe. Nem sequer atum em lata e bacalhau. No entanto, a dieta vegetariana tem uma grande variedade de alimentos saudáveis e saborosos, sendo que muitos pratos étnicos, principalmente da cozinha indiana, são vegetarianos. Os vegetarianos comem:
• ovos
• lacticínios
• outros produtos de origem animal, como o mel

Existe várias vertentes da dieta vegetariana, entre as quais:

Dieta ovo-vegetariana: inclui ovos
Dieta lacto-vegetariana: inclui lacticínios
Dieta api-vegetariana: inclui mel

A dieta vegetariana, desde que bem planeada, é adequada para todas as idades, segundo a Associação Dietética Americana.

SAIBA MAIS: Veja as nossas melhores receitas vegetarianas

Veganismo

Esta opção não é apenas alimentar. O veganismo é um modo de vida, uma vez que os vegans recusam não apenas a ingestão de alimentos derivados de animais, mas também a utilização de produtos que contenham alguma coisa animal, como roupas ou objectos em pele ou, muitas vezes, até lã.
Assim, os vegans não consomem:
• ovos
• lacticínios
• mel
• gelatina de origem animal
• qualquer alimento que contenha ingredientes derivados de animais

Ao tomar a opção de se tornar vegan, há que ter alguns cuidados: tomar alguns suplementos vitamínicos, como vitamina B12, que se encontra na carne e noutros produtos de origem animal, e ferro. Apesar do ferro estar disponível também em muitos produtos de origem vegetal, a sua absorção por parte do organismo humano não é tão eficiente quanto o ferro fornecido por produtos de origem animal.

Devem encontrar-se boas fontes de proteína e a substituição da carne e peixe não deve ser feita por alimentos ultra processados. As leguminosas misturada com cereais integrais, podem ser uma opção em termos proteicos, não colmatando as deficiências em vitamina B12 e ferro.

SAIBA MAIS: Veja as nossas melhores receitas vegan