Mexilhão ou amêijoa, o difícil é escolher. São ambos dos petiscos mais adorados do país, normalmente apreciados na companhia de amigos ou família (mas se quiser fazer só para si, ninguém leva mal e nós prometemos não contar a ninguém). Só não se esqueça de os lavar. É que as amêijoas e os mexilhões são diferentes no sabor e no aspecto mas têm uma coisa em comum: a areia. Por isso, é preciso lavá-los bem antes de os cozinhar. Afinal, quem é que gosta de trincar areia quando come uma amêijoa, um mexilhão ou qualquer outro bivalve? Não há dentes que resistam nem papilas gustativas que agradeçam.
Saber como depurar amêijoas e mexilhões não é difícil, é apenas preciso alguma paciência e tempo, que estes bivalves fazem o trabalho sozinhos. Ponha-os em água fresca e verá como começam a expelir os grãos de areia todos em pequenos esguichos divertidos.
Como não é uma técnica que se aplique todos os dias, é normal ter algumas dúvidas sobre a forma correcta de como depurar amêijoas e mexilhões.

A pensar nisso, fizemos um vídeo que explica tudo para que possa aprender e tornar-se um profissional. Veja-o com atenção e depois diga-nos como correu.