Um dos frutos mais conhecidos do Verão, o alperce tem um sabor ligeiramente ácido e uma polpa de textura fibrosa. A sua cor alaranjada deve-se a um poderoso antioxidante, o betacaroteno. Contém cerca de 31 kcal por 100 g e é muito saboroso.

Leve-o para casa

Quando escolher alperces, opte pelos frutos que cedam ligeiramente ao toque e que não tenham manchas castanhas na pele. Cheire-os: o alperce fresco liberta um suave aroma. Amadurece muito depressa, pelo que deve ser consumido rapidamente. Mantenha-os no frio para que se conservem por mais tempo e retire-os do frigorífico uns minutos antes de consumir, para que desenvolvam os seus aromas.

A amêndoa do caroço do alperce (a semente) também se aproveita na cozinha: os italianos usam-na para substituir ou reforçar o sabor da amêndoa amarga na confecção dos tradicionais biscoitos amaretti, e os franceses no fabrico dos licores Noyau de Poissy.

Alperce

Sabia que… 0 damasqueiro produz bolas resinosas nos seus troncos, que servem para fazer goma arábica, uma substância usada para a produção de cola?

Comida de astronautas

Os alperces secos têm mais calorias do que os frescos e também concentram mais nutrientes, razão pela qual fizeram parte da dieta dos astronautas norte-americanos na missão lunar Apollo 15. Pela mesma razão, os desportistas beneficiam muito deste alimento energético.

Cozinhe com ele

O alperce pode ser usado para fazer compotas e sobremesas, como uma alperce com lima e erva-doce. Experimente aquecê-los numa frigideira com um pouco de manteiga e juntar-lhes nozes trituradas por cima ou, outra variante, usá-los numa sobremesa de alperce e crocante de noz.

Faça um gelado bem especial triturando-os num processador com uma laranja e pondo no congelador de seguida. Triture-os com um pouco de leite e use a mistura cremosa como topping de papas de aveia, gelado ou saladas de fruta. Adicione-os frescos e cortados em saladas verdes para um toque de doçura.

Tags: