Avena sativa é nome científico da aveia, o cereal que os portugueses gostam de comer ao pequeno-almoço, ao lanche, na granola ou cozido com leite, com um pouco de açúcar e canela. Ao contrário de outros cereais, são consumidas as três partes do grão da aveia, o que a torna num cereal integral. A aveia também pode ser transformada em farinha para fazer pão e, imagine, cerveja! Descubra mais sobre a aveia, o super-cereal.

aveia

A aveia pode ser consumida de várias formas, como em papas, com leite ou água, ou com iogurte. Até pode fazer panquecas!

Um pouco de História

A aveia foi um dos primeiros cereais a ser cultivado pelo ser humano e era consumida na China 7000 anos antes de Cristo. Mas terão sido os gregos os primeiros a fazer papas de aveia, que ainda hoje são bastante populares.

Na altura das Cruzadas, os soldados comiam aveia, não só porque era fácil de transportar e cozinhar (numa fogueira), mas porque fornecia os nutrientes necessários para aguentarem uma batalha.

Em Inglaterra a aveia era considerada um cereal menor, servindo principalmente para alimentar os cavalos. As rivais Irlanda e Escócia não concordavam e usavam-na para fazer papas, pão e bolos.

Benefícios

A aveia contém um alto teor de fibra e é uma excelente fonte de fósforo e vitamina B1, bem como de magnésio, ferro e zinco. Vários estudos indicam que a aveia tem um impacto positivo no sistema cardiovascular. Durante anos, a aveia foi também usada em banhos, para tratar eczemas e outros problemas da pele. Atualmente existem muitos produtos de beleza à base de aveia, sobretudo para as peles sensíveis.

Compre aveia em embalagens bem fechadas e evite adquiri-la a granel, uma vez que o cereal fica mais exposto à humidade, podendo levar ao desenvolvimento de fungos e bolor. Depois de aberta, guarde-a num frasco bem fechado. Uma dica: experimente substituir o pão ralado nos panados ou rolo de carne por aveia. É tão ou mais saboroso e muito mais saudável.

Receitas

Seja em papas, em doces, em panquecas ou outros, a aveia é uma importante fonte de fibra e vitaminas. Siga algumas receitas Pingo Doce: Papas de aveia com frutos secos, Quadrados de aveia e chocolate e Crumble de aveia e mel.