Já diz o povo: “Cruas, assadas, cozidas ou engroladas, com todas as manhas, bem boas são as castanhas.”
Tempos houve em que as castanhas eram o elemento principal da alimentação beirã e transmontana. No século XVII, a castanha chegava mesmo a substituir as batatas e o pão. A Castanea Sativa, ou castanheiro, foi introduzido na Europa há três mil anos e é hoje considerada uma espécie autóctone na Serra da Estrela.

Castanha, a batata de antigamente

Hoje, até nas grandes cidades, são elas que avisam que o Outono chegou, através dos vendedores de castanhas assadas que perfumam o ar em cada esquina

Características e benefícios

O valor nutricional da castanha é reconhecido desde sempre – rica em fibra, vitaminas do complexo B e antioxidantes. O seu elevado teor de amido distingue-a dos outros frutos e aproxima-a dos cereais e da batata. De consumo versátil, come-se sozinha ou como parte integrante de pratos, sobremesas, licores e aperitivos.

Curiosidade
5 castanhas equivalem a:
1 pão de mistura (50g)
1 fatia fina de broa (70g)
4 colheres de sopa de arroz ou massa cozinhados
4-5 colheres de sopa de flocos de aveia

Existem muitas variedades de castanha. Em Portugal a produção baseia-se nas variedades Amarela, Bária, Martaínha, Boaventura, Judia e Longal (apresentadas por ordem de maturação da mais precoce para a mais tardia). A “Castanha Portuguesa” é hoje reconhecida a nível internacional, pela sua qualidade, não só organoléptica mas também pela excelente aptidão para a transformação industrial.

A época natural deste fruto vai de Setembro a meados de Fevereiro, mas pode encontrá-las congeladas descascadas durante todo o ano no seu Pingo Doce. Pode ser utilizada em sopas, recheios de pratos de carne ou sobremesas. Combinam na perfeição com ervas aromáticas e especiarias como o alecrim, rosmaninho, louro, tomilho, cravinho, erva-doce, canela e pimenta.

SAIBA MAIS SOBRE AS NOSSAS CASTANHAS

Como guardar

As castanhas devem ser guardadas num local fresco e seco e fora de sacos de plástico, pois fechadas ganham bolor com facilidade.

Tradições

Em Portugal a castanha, apesar de já não ser o elemento principal da alimentação, é muito popular. Há festivais, feiras e até uma celebração religiosa onde não faltam castanhas assadas. Falamos, claro, do São Martinho, celebrado a 11 de Novembro, com magustos por todo o país e alguma água-pé.

Em Marvão, Novembro é o mês da festa do castanheiro, que já ultrapassou as 30 edições.
Em Sernancelhe, a festa faz-se em Outubro, com uma vertente competitiva e prémios para os melhores pratos cozinhados com castanhas.

VEJA A NOSSA COLECÇÃO DE RECEITAS COM CASTANHAS

Tags: