As ervilhas pertencem à família das leguminosas, tal como os feijões, as favas e as lentilhas.
Contêm proteínas, hidratos de carbono e fibra e trazem um conjunto de benefícios para a saúde de quem as consome (devem-se comer 30 g de leguminosas por dia).

Ervilhas

Existem dois tipos de ervilhas, ambas muito populares e à venda na sua loja Pingo Doce.

Ervilhas-tortas e ervilhas de debulhar

As ervilhas-tortas de vagem lisa e tenra são fáceis de consumir e rápidas de cozinhar. No vapor, na água ou refogadas numa frigideira com um pouco de azeite, combinam bem em saladas e estufados. Às ervilhas-tortas basta retirar as fibras laterais da vagem e ficam prontas a serem cozinhadas.

As ervilhas de debulhar de grão firme e redondo devem ser descartadas das vagens, demasiado rijas para serem consumidas. Estas ervilhas encontram-se à venda frescas, enlatadas, secas ou congeladas. Quando são cozidas apenas em água evite juntar sal, uma vez que este contribui para que endureçam. Bastam três minutos ao lume para que fiquem no ponto certo de cozedura. Mais do que isso e implica poderem perder a maior parte das vitaminas.

Pratos verdes e originais

De cor verde-vivo e paladar naturalmente doce, podem ser servidas de forma original em gelatinas da horta ou numa nutritiva salada de arroz.

Em receitas mais consistentes, faça uma sopa de ervilhas com ovo escalfado, um carpaccio de polvo com gelatina de ervilhas e um rolo de carne com ervilhas de quebrar.

As ervilhas são sempre um excelente acrescento de sabor para o seu prato!

Tags: