Com 19 calorias por cada 100 gramas e rico em licopeno, um antioxidante importante para o organismo, o tomate é um ingrediente essencial na alimentação diária. Está, aliás, incluído na Dieta Mediterrânica, que, mais do que um regime alimentar, é considerado um verdadeiro estilo de vida.

Origem

O tomate é da família dos pimentos, das batatas e da beringela: as chamadas Solanaceae. Terão sido os espanhóis a trazer para a Europa as sementes da América do Sul, onde já era cultivado há muitos séculos, fazendo parte da alimentação diária de povos como os Aztecas. O nome tomate deriva da palavra tomatl, palavra azteca para este fruto tão popular.

Tomate

Desde a sua plantação até ao momento em que chega à sua mesa, passam aproximadamente dois meses e meio. Assim que começa a apanha, a produção dura entre 6 a 8 meses

Tipos de tomate

Existem mais de mil variedades de tomate, cada qual de seu tamanho e cor. Podem ir do brilhante amarelo ao laranja, passando pelo verde e até, imagine, ao castanho. Alguns dos mais apreciados tipos de tomate são: o zebra, o tomate pêra, o em rama, o tomate-cereja, o coração de boi, o tomate-maçã e o tomate chucha, entre muitos outros.

Os mais comuns em Portugal são:
Tomate rama: crescem num cacho perfeito, com cinco a sete frutos
– Tomate redondo: crescem em cachos, mas devido ao seu tamanho são colhidos e comercializados fora do cacho
– Tomate chucha ou alongado: tomate muito apreciado pelos portugueses, saboroso e consumido mais maduro
– Tomate minichucha, minialongado, e cherry: são miniaturas e tendem a ter um sabor mais intenso do que os restantes

Tomate chucha

O tomate chucha, apesar de bastante versátil, devido à sua consistência, é mais indicado para pratos cujo tempo de confecção seja mais elevado, como sopas, guisados ou molhos.

SAIBA MAIS: Como pelar tomate

Usos culinários

O tomate é um fruto que pode ser consumido cru e ao natural. No entanto, há combinações deliciosas em que o tomate se destaca, como numa courgette e tomates salteados.

Quando cozinhado, funciona bem em pizzas, como numa pizza de tomate caramelizado, e em massas, como numa massa com tomate. Mas há mais, muito mais. Afinal, quem nunca se deliciou com uma sopa de tomate, um gaspacho à alentejana, uns tomates recheados ou um doce de tomate? São infinitas as receitas que pode fazer com tomate.

Como qualquer alimento, é possível realçar o sabor do tomate com outros ingredientes que o favoreçam. É o caso do vinagre balsâmico, do alho, do estragão, do tomilho, da salsa, do manjericão ou dos coentros.

Tags: