Cozer bacalhau parece ser muito simples. É algo que se aprende desde cedo na cozinha. No entanto, poderá estar a fazê-lo da forma errada. Se, ao cozer o bacalhau, costuma deixar a água ferver com as postas lá dentro (quantas vezes foi a correr para baixar o lume chegando tarde demais, com metade da água já a inundar o fogão?), saiba que essa não é a melhor forma de o cozer.

O bacalhau gosta de cozer em lume baixo, a uma temperatura constante. Só assim a carne mantém o sabor e se separa em lascas suculentas que todos adoramos (e ansiamos).

Queremos que, lá em casa, o bacalhau saia na perfeição. Por isso perguntámos ao chef Vítor Esteves qual a melhor forma de cozer bacalhau.

O chef não hesitou em revelar-nos um truque simples, mas que faz toda a diferença: não levar o bacalhau ao lume. O truque é simples: ir deitando água a ferver por cima das postas, tapar o tacho e deixar assim durante meia-hora. O calor e o vapor irão cozinhar o bacalhau de forma lenta, distribuindo-se igualmente por todas as fibras do peixe, garantido a manutenção de todo o sabor.

Para um toque de perfeição junta-se alho, azeite e louro. Perfeito! Quer ver como fazê-lo? Veja o vídeo e depois siga os truques aí em casa. Ponha-os em prática seguindo a nossa colecção das melhores receitas com bacalhau.

Aproveite e saiba tudo sobre este peixe, verdadeiro símbolo nacional. E, já agora, aprenda também a demolhá-lo.

Tags: