A origem

A pêra-abacate, cujo nome deriva da palavra asteca Ahuacuatl, é originária do centro-sul do México. É tão antiga que os arqueólogos encontraram sementes deste fruto em sepulturas do povo Inca, datadas de 750 antes de Cristo. Na altura, pensava-se que a semente do abacate tinha propriedades afrodisíacas na vida após a morte.

Características

Este fruto é rico em gordura monoinsaturada e, por isso, é uma opção saudável para o seu o coração. Existem vários tipos de abacate: de pele verde viva e lisa, de pele verde e rugosa (como um sapo) e da variedade Hass, com a casca quase preta. Para escolher o abacate, deve optar por um que ceda ao toque. Experimente tirar o pé do abacate e veja a cor que fica por baixo: se estiver amarelo está bom para comer, se estiver esverdeado, ainda não está no ponto. Se for o caso, deixe-o à temperatura ambiente durante alguns dias ou embrulhe-o em papel escuro até ficar maduro.

Como preparar

Há muitas coisas que pode fazer com abacate, desde guacamole (uma pasta de abacate, alho, cebola, tomate, pimento, lima e coentros, que serve como entrada e guarnição de nachos ou tiras de milho), saladas (abacate aos cubos, tomate e cebola), tostas e torradas com abacate e mel, entre muitas outras opções. Este fruto é versátil, e tanto pode ser consumido salgado como doce. A sua textura cremosa é ideal para barrar no pão. Não se esqueça de adicionar sempre umas gotas de limão ou lima para evitar que oxide e escureça ao ar.

Passo-a-passo

Como descascar abacate 11. O abacate deve maduro, mas não demasiado. Vai precisar de uma boa faca de cozinha.

Como descascar abacate 22. Dê um golpe à volta do abacate, verticalmente, rodando o fruto. A faca deve ir até ao caroço.

Como descascar abacate 33. Com as mãos, rode o abacate para separar as metades.

Como descascar abacate 44. Deverá ficar com este aspecto, com as duas metades perfeitamente separadas.

Como descascar abacate 55. Para tirar o caroço de forma a deixar o fruto sem mazelas e inteiro, enterre num só golpe a faca no caroço e puxe rapidamente.

Como descascar abacate 66. Com a ajuda de uma colher, tire a polpa do abacate. Coloque a colher bem rente à casca e vá rodando o fruto para que a polpa saia inteira.

Como descascar abacate 77. A polpa deverá sair inteira e sem desperdício. Pode juntar a uma salada, comer numa torrada, com mel ou umas pedrinhas de sal marinho, fazer guacamole ou qualquer outro molho. Não se esqueça de deitar umas gotas de limão para que não escureça.

Receitas com abacate: omeleta de queijo e abacate, quinoa salteada com ovo e abacate, cheesecake de lima e abacate, waffles de aveia com abacate, salada de salmão fumado com grão e abacate, trufas de abacate e chocolate, mousse de abacate e roquefortmousse chocolate com abacate e avelã.

Tags: