Fazer atum braseado é uma tarefa fácil mas que tem alguns truques. É essencial que tenha uma boa frigideira antiaderente. Caso seja lisa opte por utilizar um fio de azeite ou uma noz de manteiga. Caso seja de grelha não utilize qualquer tipo de gordura, o azeite que vai utilizar para temperar o atum, é suficiente.

Vai precisar de:
Frigideira antiaderente (lisa ou de grelha)
Pinça ou espátula

Ingredientes
Bife de atum fresco (2 a 3 cm de espessura)
Sal e pimenta
Azeite
Lima ou limão

Como fazer atum braseado

Passo-a-passo

Como fazer atum braseado: passo 1

1. Tempere o atum com sal e pimenta e regue com azeite. Entretanto, coloque uma frigideira antiaderente em lume médio-alto durante.

Como fazer atum braseado: passo 2

2. Com a frigideira bem quente (no mínimo conte 30 segundos de fogo médio-alto), coloque gentilmente os bifes e certifique-se que estão em total contacto com a superfície. Use uma espátula ou uma pinça, em vez de um garfo.

Como fazer atum braseado: passo 3

3. Core os bifes dos dois lados num total de três minutos. Vai ganhar rapidamente uma crosta acastanhada de sabor caramelizado.

Como fazer atum braseado: passo 4

4. Retire do lume. Salpique com gotas de limão e delicie-se com o aroma fresco de uma carne tenra e saudável

O bife de atum braseado deve ficar ligeiramente cru, intensificando o paladar suculento e a sua textura naturalmente tenra. Para uma refeição completa acompanhe com legumes no wok, com uma salada de canónigos ou com batata-doce assada no forno.

Sempre que comprar bifes de atum fresco na sua Peixaria do Pingo Doce, tenha em conta a espessura do bife – deve ter no mínimo dois centímetros de altura.

Saboroso atum

O atum é um peixe de águas quentes e tropicais, com carne de tom rosado, muito tenra e de excelente qualidade. São muito valorizados na cozinha japonesa, na confecção de sushi, sashiminigiris. Em Portugal, o atum fresco é um alimento muito apreciado.

Experimente comê-lo braseado num prego ou fazendo-se acompanhar por uma salada, picado e transformado em hambúrgueres, ou no forno cozinhado em lombos com maçã.

Tags:
atum,