Se quiser saber como fazer batatas a murro a sério, daquelas que não vai querer parar de comer, veja o vídeo e siga a técnica. É fácil e o resultado é delicioso.

Pensa-se que as batatas a murro terão nascido pela mãos do trabalhadores dos lagares de azeite que, quando lhes acabava o pão, davam um murro nas batatas cozidas para que estas ensopassem o azeite que ainda tinham no prato. Hoje, as batatas a murro são feitas no forno, o que faz com que o sabor seja delicioso e único, e a textura muito cremosa.

Começa-se por colocar as batatas inteiras e cruas num tabuleiro de ir ao forno. Deita-se sal grosso, rega-se com azeite e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixa-se assar durante 50 minutos para que fiquem bem cozinhadas e suaves, fáceis de esmagar.

Depois esmague-as com um garfo ou uma colher de pau. Se não se importar de sujar as mãos, use os punhos para esmurrar as batatas em vez do garfo. Uma dica: deixe arrefecer uns instantes.

Deite um fio de azeite para que as batatas fiquem bem ensopadas. Em alternativa pode deitar azeite quente com alho aquecido rapidamente numa frigideira.

Tags: