Receitas de todo o mundo chegam às nossas mesas e fundem-se naturalmente com as refeições caseiras em criativas composições. O ceviche é um desses casos e está verdadeiramente na moda, até porque é um prato que se adapta muito bem aos nossos ingredientes. A costa portuguesa oferece-nos o peixe fresco, a terra fértil dá-nos os citrinos e as ervas aromáticas, e os restantes ingredientes facilmente os podemos encontrar nas nossas cozinhas.

A sua popularidade deve-se não só à frescura e combinação de sabores, mas também à facilidade de confecção: cru e fresco. O ceviche é um prato óptimo para ser servido como entrada ou como prato principal.

Ingredientes e preparação

A receita base é feita com peixe fresco cru (por exemplo robalo, linguado, peixe-espada, pargo, dourada, corvina, pampo ou salmão), cortado em pequenas tiras ou cubos e marinado durante várias horas em sumo de limão. Também pode ser feito com camarão ou vieiras, ou mesmo numa combinação de vários peixes e mariscos.

O grande segredo deste prato é a marinada, que dá ao ceviche um sabor especial. A marinada é feita de sumo de lima, malagueta, alho, gengibre, coentros, sucos do próprio peixe, sal e pimenta. Quando exposto a este suco ácido por algum tempo (normalmente passados 15 minutos), as proteínas do peixe mudam a sua cor e a sua essência. O molho resultante da marinada é o chamado “leite de tigre“: leite, devido à cor esbranquiçada que adquire; tigre, porque muitos acreditam que ao beber a marinada, no final do ceviche, se fica com mais força e energia.

O ceviche pode ser servido fresco ou à temperatura ambiente. Na versão clássica é acompanhado com milho cozido ou batata-doce cozida. O melhor é preparar o seu ceviche no dia em que adquire o peixe nas peixarias do seu Pingo Doce. Sendo o ceviche um prato cru, aconselhamos a máxima segurança na frescura e sabor dos ingredientes.

Existem várias formas de se fazer ceviche e damos-lhe uma sugestão para treinar aí em casa: ceviche de salmão, com um toque de mel e laranja. Aprenda como fazer ceviche.

Passo-a-passo

Como preparar ceviche: passo1

1. Vai precisar de um lombo de salmão cortado em fatias muito finas (ou aos cubos), cebolinho, mel, sumo de lima, limão, laranja e gengibre

Como preparar ceviche: passo2

2. Numa taça, junte o sumo de um limão, de uma lima e de meia laranja

Como preparar ceviche: passo3

3. Raspe um pouco de gengibre (a gosto)

Como preparar ceviche: passo4

4. Junte raspa de laranja

Como preparar ceviche: passo5

5. Junte o equivalente a uma colher de sopa de mel

Como preparar ceviche: passo6

6. Pique o cebolinho

Como preparar ceviche: passo7

7. Deite o cebolinho por cima do salmão, aguarde 15 minutos e está pronto

Origem

O ceviche é um prato típico das Américas, particularmente da costa do Pacífico, desde o México ao Chile. Mas é no Perú que assume um papel claro de prato nacional, de tal forma que é reconhecido como património cultural do Perú desde 2004. Até existe um Dia do Ceviche, o dia 28 de Julho. O nome varia entre ceviche, cebiche ou seviche.

Ceviche e escabeche: as diferenças

Não confunda ceviche com escabeche, um molho idêntico feito com vinagre e limão. A grande diferença? No escabeche os alimentos são cozinhados num refogado de cebola, alho, tomate, colorau e louro. No final é adicionado o vinagre e o escabeche fica pronto. É normalmente servido com sardinhas e carapaus, à temperatura ambiente.

Tags: