Já aconteceu a todos que têm o hábito de fazer legumes cozidos: uma pequena distracção e os legumes passaram do ponto enquanto coziam. O resultado é desastroso e a razão pela qual muitos miúdos jurarem não gostar de vegetais.

Para que nunca mais tenha de comer brócolos, feijão-verde ou outro vegetal em forma de papa, aponte este truque para tornar os legumes cozidos crocantes, mesmo depois de cozidos:

Legumes crocantes1.  Conseguir que os seus legumes cozidos fiquem crocantes não é impossível, basta uma tigela cheia de água com gelo.

Legumes crocantes2. Está na altura de corrigir os brócolos que cozeram de mais e ficaram sem graça. Espere que arrefeçam e gentilmente coloque-os numa tigela de água cheia de gelo.

Legumes crocantes3. Deixe-os ficar na tigela durante alguns minutos.

Legumes crocantes4. O resultado são brócolos frescos e crocantes, prontos a comer. Também pode experimentar com feijão-verde e couve-flor.

Outras dicas sobre legumes

Quando sobrarem legumes no frigorífico opte por congelá-los. Saiba que todos podem ser congelados. A única excepção é quando quer consumir os legumes crus (agrião, pepino, rabanete, etc.). Mas assim garante que não se estragam e podem ser utilizados numa próxima ocasião.

Antes de os congelar não se esqueça de os branquear, ou seja, opte por um pré-cozimento dos vegetais: ferva 1 litro de água e coloque 100g de legumes. Deixe-os cozinhar até ficarem “al dente”. Escorra a água, conservando-a para utilizar noutras receitas, como na preparação de sopas ou risottos, e deposite-os num recipiente cheio de água e gelo até ficarem frios. Retire por fim a água e armazene os seus legumes em recipientes apropriados para o congelador, impermeáveis ao ar e à água e resistentes a baixas temperaturas. Outra opção, embora menos ecológica, é embalar os legumes em sacos plásticos, também estes prontos para o congelador.

Sempre que pensar em congelar o seus legumes faça-o com estes já cortados em cubos para garantir que estão prontos a utilizar quando descongelarem.

Tags: