Fazer filetes de peixe é uma técnica que qualquer cozinheiro deve saber dominar. Por muito assustador que possa ser, porque o risco de estragar o peixe é grande, na verdade é uma técnica bastante simples. Basta ter confiança, saber por onde começar e – fundamental – ter uma boa faca. E não se preocupe, apesar de aparentar delicadeza, o peixe é bastante resistente quando está cru.

A carne deve ser firme e suculenta e os olhos brilhantes – é assim que deve escolher o seu peixe, sempre. Apesar de na sua peixaria do Pingo Doce estarmos sempre disponíveis para arranjar o peixe, para que quando chegue a casa tenha apenas de o cozinhar, como diz o ditado, o saber não ocupa lugar. Além disso pode comprar um peixe inteiro planeando fazê-lo no forno quando de repente os seus filhos imploram por filetes. É nesse momento que vai ficar feliz por ter aprendido como fazer filetes de peixe. Imagine a alegria dos seus filhos (ou sobrinhos) quando lhes apresentar uns belos filetes, temperados com limão e alho (indispensável na gastronomia portuguesa) em vez de um peixe inteiro.

Como com todas as técnicas culinárias, há que ter alguma perícia, só alcançada com algum treino. Por isso – e uma vez que o peixe é dos alimentos mais saudáveis que deve consumir e um dos ingredientes principais da dieta mediterrânica – fizemos um vídeo que explica de forma clara como o filetar.

 

Tags: