Os clássicos de sempre

Há clássicos que não falham. De Norte a Sul, o bacalhau, cozido ou assado, é o rei incontestado da ceia, rivalizando apenas com o polvo, também cozido ou assado.

Além do bacalhau cozido com couves, o bacalhau no forno é infalível, assim como o bacalhau assado com migas, espiritual ou com broa, para mencionar apenas algumas das famosas mil e uma formas de o confeccionar.

ceiadenatal516

Mas, como em tudo, seguir o costume é opcional. Se o Natal é quando o homem quiser, o que se põe na mesa também

Se estiver em maré de inovar abdique do bacalhau com couves e sirva um bacalhau com natas ou crie uma receita diferente, como este mil folhas de bacalhau. Veja outras inspirações na nossa colecção de receitas de bacalhau.

O polvo à lagareiro e o polvo guisado também são apostas seguras. Se não quiser o polvo nem assado nem cozido, surpreenda com uma adaptação, como esta tarte de polvo.

As carnes típicas de Natal, normalmente de peru, reservam-se para o dia seguinte, mas se o preferir para a Ceia de Natal, saiba como assá-lo no forno e depois trinchá-lo.

Apure a técnica

Seja qual for a sua opção, há duas coisas que vão marcar a diferença: a qualidade dos ingredientes e o domínio das técnicas de confecção da receita. Pode contar com a qualidade do bacalhau seco, bacalhau de 1ª, lombos e postas de bacalhau congelados do Pingo Doce. Se usar bacalhau seco, confira os segredos para o demolhar e, se tiver dúvidas nos passos seguintes, espreite as melhores dicas para o preparar na perfeição.

No que toca aos assados, há algumas coisas a ter em atenção, como o facto de uma boa marinada preparada com tempo fazer toda diferença e que o polvo deve ser cozido em água abundante antes de ser assado. Para que não lhe escape nada veja o nosso especial sobre como assar peixe e polvo.

Dicas para poupar tempo no dia da Ceia

1. Tempere a carne e o peixe de véspera. Além de poupar tempo, faz com que o peixe ou a carne fiquem com muito mais sabor
2. Separe todos os ingredientes que vai usar no dia anterior. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
3. Deixe a mesa posta e decorada um dia antes

As melhores sobremesas

No que toca a doces, o bolo-rei é incontornável durante toda a quadra natalícia. Pode poupar tempo se apostar num bolo-rei das nossas lojas. Desde Outubro que os nossos fornos estão ao rubro a produzir este clássico. Mas se quiser fazê-lo de raiz também temos a receita de bolo-rei.

BOLOS-REI PINGO DOCE: Conheça os reis deste Natal

Às típicas pode juntar novas e criar originais tradições, como um bolo de natal de tangerina. Ou experimente dar um toque internacional à mesa com este bolo de natal dinamarquês e ponha à prova as variantes de bolo-rei do Pingo Doce, como o bolo-rei de maçã e canela, o bolo-rei alagado ou o bolo-rei folhado com frutos e gila.

Entre a compra das prendas, comidas e decorações festivas pode ser desafiante manter um espírito zen na quadra. É um descanso saber que pode contar com o Pingo Doce para ter os doces mais típicos na mesa. Mas se o tempo sobrar, reserve um fim-de-semana e junte filhos, pais e cônjuges numa tarde divertida na cozinha para fazer alguns de raiz: bolachas de natal para os mais novos, filhós, sonhos e fatias douradas como no tempo dos avós. Sem esquecer o arroz-doce e a aletria. É assim que se cozinham memórias inesquecíveis.

Se o tempo fugir, recorra aos salva-vidas: no Pingo Doce temos sobremesas já preparadas para si: leite-creme , pudim de gema e muitos outros doces fáceis e rápidos de pôr na mesa. Lembre-se que pode encomendar no nosso Take Away os mais diversos bolos, do bolo-rei ao suspiro de chocolate passando pelo cheesecake ou a tarte de maçã de Alcobaça. Consulte o catálogo de Take-Away aqui.

O que fazer com as sobras…

…do bacalhau. Roupa Velha, claro. Deliciosa, esta forma de aproveitamento das sobras do bacalhau da ceia já ascendeu à categoria de receita em nome próprio.

…do bolo-rei. Este bolo aguenta bastante tempo e há até quem o aprecie mais passado alguns dias, comido ao pequeno-almoço em forma de torradas barradas com manteiga. Dá também para converter noutra sobremesa, como estas surpreendentes rabanadas de bolo-rei ou simplesmente servir as fatias torradas com uma bola de gelado Pingo Doce de coco e macadâmia ou gelado Momentos Deliciosos de Noz.

…do polvo. É muito fácil aproveitar as sobras do polvo assado para fazer salada de polvo, pastéis de polvo ou rissóis de polvo.

…do peru. Use as sobras em sanduíches de peru, numa quiche de peru e legumes ou nuns queques de peru.