Com o tempo frio regressam as noites de cinema em casa. O tema dos filmes? Comida, claro. Com receitas para todos os gostos. Veja as nossas sugestões de filmes, cada um deles com a sua receita associada e passe um serão em grande!

1. Como água para Chocolate (1992)

Este filme, baseado no romance de Laura Esquível, tem como mote um livro de receitas passado de geração em geração, através do qual se conta a história de um amor proibido e da paixão pela cozinha.

Acompanhe com: Uma vez que grande parte da acção se passa na cozinha, nada como preparar uma taça cheia de Trufas de chocolate para degustar e contornar a fome que o filme possa suscitar. No livro, cada capítulo começa com uma receita e uma das mais emblemáticas é a de codornizes com pétalas de rosa. Em jeito de homenagem, esta versão de Mil folhas com ovos de codorniz não é tão elaborada, mas deixa mais tempo livre para se esticar no sofá.

Trufas de chocolate com amêndoa

Trufas de chocolate com amêndoa

2. Julie & Julia (2009)

A história da escritora e apresentadora de programas de culinária Julia Child, responsável por trazer a cozinha francesa para os Estados Unidos nos anos 60, intercalada com a história da blogger contemporânea Julie Powell, que tenta fazer todas as receitas do primeiro livro de Julia Child, clama por uma receita francesa vistosa.

Acompanhe com: Se a ideia é ver o filme e petiscar, mais vale simplificar. Aposte em saborosas tostas com patê de pato Pingo Doce. Rápido e eficaz. Para algo mais sofisticado, prepare de antemão uns originais canapés de pato e compota de framboesa.

Canapés de pato e compota de framboesa

Canapés de pato e compota de framboesa

3. Ratatouille (2007)

A divertida história de Remy, um rato que sonha ser chef e acaba a causar confusão num restaurante em Paris, é uma animação da Pixar que teve um tremendo sucesso e é perfeito para ver em família.

Acompanhe com: Cogumelos salteados. Numa das cenas iniciais do filme, vemos Remy a tentar cozinhar um cogumelo numa chaminé. Não tente isto em casa, fica mais bem servido com a nossa receita de cogumelos, perfeitos para petiscar, a solo ou com tostas, reclinado no sofá com um tabuleiro.

Cogumelos salteados

Cogumelos salteados

4. Sem reservas (2007)

Uma comédia romântica em que Catherine Zeta-Jones encarna uma chef perfeccionista cuja vida muda de rumo quando tem de cuidar da sobrinha e trabalhar com Nick, um chef carismático mas desorganizado.

Acompanhe com: Pipocas caramelizadas. Crocantes e bem doces, para comer sem parar umas atrás das outras até ao final feliz.

Pipocas caramelizadas

Pipocas caramelizadas

5. A Viagem dos 100 passos (2014)

Um duelo de gastronomias começa quando uma família indiana chega a uma aldeia francesa e se instala perto de um restaurante com uma estrela Michelin.

Acompanhe com: Chamuças, pois claro. Em alternativa opte por uns originais triângulos de filo com frango.

Triângulos de filo com frango

Triângulos de filo com frango

6. O Chef (2014)

A aventura de um chef que deixa o restaurante para apostar tudo numa roulotte de comida e partir à aventura.

Acompanhe com: Chips saudáveis. Roulotte rima com hambúrguer e cachorro-quente, mas, em vez de ir na onda, pode driblar a dieta sem fazer batota convertendo legumes, ou fruta, em viciantes chips de forno.

Chips saudáveis

Chips saudáveis

7. A Lancheira (2013)

Em Bombaim, uma dona de casa liga-se a um trabalhador de um escritório graças à troca inadvertida de uma lancheira de almoço.

Acompanhe com: O mais óbvio seria um caril, mas, além de esperado, não seria prático frente à televisão. Melhor jogar pelo seguro, com waffles, muito chá verde e deliciosas bolachas com doce de tomate.

Waffles

Waffles

Complemente a sua sessão caseira de cinema com estas sugestões