Como assar peixe
Dicas e receitas
O peixe pode ser assado individualmente ou com vegetais, directamente no tabuleiro, “em papelote” ou ao sal. Assar o peixe inteiro é a opção mais rápida, mas se gosta do peixe limpo, sem espinhas e pronto a comer, saiba primeiro como fazer filetes de peixe. O bacalhau é o “Sr. Multifacetado” dos assados e cai bem em qualquer travessa. Pode ser assado em postas, desfiado, em lascas ou coberto com uma camada fina de crosta de broa (aprenda a fazer crosta de broa). Antes de o preparar ou temperar, lembre-se que o bacalhau (seco) deve ser demolhado, saiba como demolhar o bacalhau.
Tempero: azeite, sal e limão.
Os peixes devem absorver os condimentos (a marinada) durante algum tempo, que varia de cerca de meia-hora (para peixes mais pequenos ou postas) a três horas (para peixes maiores). Dê alguns cortes no peixe para que os condimentos sejam bem absorvidos. Regue o peixe com azeite para compensar a gordura perdida durante o assado.
Tempo e temperatura: o tempo do assado varia conforme a altura e o tamanho do peixe, ou se é assado inteiro ou em postas. Em média um peixe inteiro assa entre 25 e 60 minutos, a 180º C.
Aproveite as sobras: numa refeição de assados é normal sobrarem algumas postas de peixe. Aproveite o que restou e prepare outras receitas, como esta roupa velha, feita com bacalhau, e dê à sua refeição um sabor diferente e uma imagem nova.
Como assar polvo
Antes de ir ao forno, o polvo deve ser cozido em água abundante. Depois de cozido, o seu sabor intenso e a sua textura tenra e delicada são suficientes para que resulte num bom assado.
Dicas e receitas
Tempero: azeite, sal e limão
Tempo e temperatura: leve o polvo para o forno a 180º C. Está pronto quando ficar dourado.
Receita: é incontornável, o Polvo à Lagareiro é um dos pratos de polvo assado mais apreciados em Portugal. Veja como fazê-lo.
Aproveite as sobras: o polvo assado é um ingrediente fácil de ser reaproveitado e que se ajusta bem a combinações variadas. Experimente esta salada de polvo ou estes pastéis de polvo.
Precisa de mais dicas sobre assados? Veja o nosso Especial Assados