Como assar peixe

Os peixes são óptimos parceiros do forno. Inteiros ou às postas, são fáceis e rápidos de assar. São quase como “esponjas”, absorvendo todos os temperos. Alguns dos melhores peixes para assar são o bacalhau, a sardinha e o salmão (ou truta salmonada).

Dicas e receitas

O peixe pode ser assado individualmente ou com vegetais, directamente no tabuleiro, “em papelote” ou ao sal. Assar o peixe inteiro é a opção mais rápida, mas se gosta do peixe limpo, sem espinhas e pronto a comer, saiba primeiro como fazer filetes de peixe. O bacalhau é o “Sr. Multifacetado” dos assados e cai bem em qualquer travessa. Pode ser assado em postas, desfiado, em lascas ou coberto com uma camada fina de crosta de broa (aprenda a fazer crosta de broa). Antes de o preparar ou temperar, lembre-se que o bacalhau (seco) deve ser demolhado, saiba como demolhar o bacalhau.

Tempero: azeite, sal e limão.

Os peixes devem absorver os condimentos (a marinada) durante algum tempo, que varia de cerca de meia-hora (para peixes mais pequenos ou postas) a três horas (para peixes maiores). Dê alguns cortes no peixe para que os condimentos sejam bem absorvidos. Regue o peixe com azeite para compensar a gordura perdida durante o assado.

Tempo e temperatura: o tempo do assado varia conforme a altura e o tamanho do peixe, ou se é assado inteiro ou em postas. Em média um peixe inteiro assa entre 25 e 60 minutos, a 180º C.

Aproveite as sobras: numa refeição de assados é normal sobrarem algumas postas de peixe. Aproveite o que restou e prepare outras receitas, como esta roupa velha, feita com bacalhau, e dê à sua refeição um sabor diferente e uma imagem nova.

Como assar polvo

Antes de ir ao forno, o polvo deve ser cozido em água abundante. Depois de cozido, o seu sabor intenso e a sua textura tenra e delicada são suficientes para que resulte num bom assado.

Dicas e receitas

Tempero: azeite, sal e limão

Tempo e temperatura: leve o polvo para o forno a 180º C. Está pronto quando ficar dourado.

Receita: é incontornável, o Polvo à Lagareiro é um dos pratos de polvo assado mais apreciados em Portugal. Veja como fazê-lo.

Aproveite as sobras: o polvo assado é um ingrediente fácil de ser reaproveitado e que se ajusta bem a combinações variadas. Experimente esta salada de polvo ou estes pastéis de polvo.

Precisa de mais dicas sobre assados? Veja o nosso Especial Assados

Tags: