Pequenos gestos, grandes declarações, seja qual for o seu estilo, há lugar para assinalar o sentimento mais nobre e todo-poderoso do mundo neste dia. Ele enche as letras de canções e livros, altera destinos; veste-se de amizade, paixão, amor maternal ou bondade. E vale a pena afirmá-lo, sussurrado ou proclamado aos quatro ventos, e demonstrá-lo da forma mais doce e única que souber.

Para que não faltem ideias, nós damos uma ajuda, com sugestões ao longo deste dia especial, desde o acordar ao final da noite.

Pequeno-almoço na cama

Não é preciso ser fim-de-semana para começar o dia com um tabuleiro de café, torradas e flores. Se o horário apertar, mude o despertador para meia-hora mais cedo. A surpresa e os aromas compensam o corte no sono. Aposte na apresentação, claro, e se quiser impressionar inclua balões e panquecas.

panquecas

Love snack

Vale tudo quando se trata de surpreender o seu amor, até enviar-lhe uma caixa de suspiros para o emprego. Pode comprá-los no Pingo Doce, mas se forem feitos por si, melhor ainda. Pode improvisar com bolinhos da sorte personalizados introduzindo ou afixando bilhetes românticos em bolachas ou bolinhos caseiros.

Jantar a dois

Menu clássico

Bem pode pedir a intercessão do São Valentim para conseguir marcar mesa num restaurante romântico neste dia que dificilmente o sossego será garantido. Mais seguro é planear um jantar a dois no recato do lar. Se a conquista se faz pelo estômago, como dizem, a combinação de ingredientes certos também ajuda a manter a chama acesa.

Sugestão para um jantar clássico a dois:
Entradas: Tomate recheado com sapateira e creme de espargos
Prato principal: Risotto de cogumelos
Sobremesa: Pêssego merengado

Menu chocolate

O chocolate não pode faltar neste dia, seja em forma de presente ou como ingrediente – em entradas, no prato principal ou sobremesa. Até é possível preparar um menu todo à base de cacau. Não acredita? Abra com canapés de fruta – têm fruta suculenta, chocolate cremoso e folhas aromáticas de menta, são fáceis de preparar, ainda mais fáceis de degustar e o melhor de tudo: fazem um brilharete.

Avance para um inesperado coelho com chocolate e caril, que combina três sabores fortes de forma surpreendente, e termine com um delicado soufflé. A sua textura é suave e até o nome já vem impregnado dos aromas sofisticados de Paris. Em jeito de pós-sobremesa, prepare um fondue de fruta e chocolate para degustar noite dentro…

Veja mais receitas para um jantar a dois


Os ingredientes mais picantes

Ostras, caviar e trufas são clássicos incontornáveis quando se fala de apimentar uma refeição. Mas há outros, mais simples e igualmente eficazes:

Espargos: são uma iguaria delicada e visualmente apelativa em que vale a pena apostar neste dia. Passe-os uns minutos pela frigideira e tempere apenas com azeite, sal e pimenta. Não precisa de mais.

Ceviche: feito com peixe fresco cru marinado em sumo de lima e temperado com malagueta, alho, gengibre, coentros, sucos do próprio peixe, sal e pimentas. Só a descrição já faz salivar e tem um apelo exótico irresistível. Veja como fazer ceviche.

Especiarias: os seus sabores e aromas vão do mais doce ao mais picante e muitas associam-se a propriedades afrodisíacas. Certo é que estimulam o paladar, abrindo todos os sentidos a novas possibilidades.

malagueta

Vinho e cocktails: o néctar dos deuses, associado ao deus Baco ou Dionísio, é capaz de aquecer os ânimos mais empedernidos, sobretudo esta receita de vinho quente com Porto. Saiba como escolher o vinho certo para todas as refeições e não perca as melhores dicas sobre como servir vinho, neste dia e nos outros todos. Para dar um toque especial a cocktails, prepare cubos de gelo com formato coração e meta dois bagos de romã lá dentro.

Fondants, sorbets, soufflés e todas a receitas de nome francês, como savarin ou ragout, só por causa do nome têm o potencial de elevar qualquer relação ao nível da haute cuisine (alta cozinha francesa).