Alimentação saudável e rotina de exercícios estão no topo das resoluções de Ano Novo agora que as festividades e as tentações ficaram para trás. Mas mesmo quem já tem bons hábitos neste campo pode beneficiar de um detox sazonal de início de ano. Precisa de ideias? Nós damos-lhe as receitas certas.

Antes de mais: não é preciso jejuar ou fazer uma dieta de líquidos – algo que só deverá empreender com acompanhamento especializado. A ideia é simplificar. Depois de meses a sobrecarregar o seu organismo o seu corpo vai agradecer-lhe umas férias para carregar baterias.

Planeie: o maior inimigo de qualquer dieta é a pressa, aliada à falta de planeamento.
– Tire algum tempo para pensar na ementa da próxima semana e vá às compras com uma lista. É a melhor forma de evitar cair em tentações com o argumento da “falta de alternativa”
– Pense em várias opções de pequenos-almoços, almoços, jantares, snacks e marmitas para levar para o trabalho, se for o caso
– Se for a restaurantes, consulte de antemão as ementas online para ver com tempo o que poderá comer para ficar satisfeito sem sair do detox

OUT: Deixe de fora

Produtos processados

São aqueles que não existem como tal na natureza. Se tem dúvidas pergunte: “A minha bisavó reconheceria este alimento?”. Se a resposta for não, provavelmente é processado.

Sugestão: é na zona dos frescos do seu Pingo Doce que deve passar mais tempo na hora das compras alimentares, pois é aí que estão as frutas, os vegetais, a carne e o peixe. Veja como guardar estes alimentos para que durem mais tempo sem perderem propriedades.

Farinhas refinadas

Prefira o pão integral em relação ao pão branco.

outfarinhaeacucar516

O pão branco contém farinhas refinadas, enquanto a farinha do pão integral não passa por um processo de refinamento e tem mais nutrientes, como fibra

Sugestão: escolha os nossos pães – Cereais Ancestrais, 8 Cereais ou Enriquecido em Fibra

Açúcar

O açúcar é pobre em nutrientes mas rico em calorias, portanto evite adicioná-lo aos seus alimentos. O seu consumo está associado ao excesso de peso e obesidade, à doença cardiovascular, à diabetes tipo 2 e às cáries dentárias. Opte pelo açúcar mascavado, que tem mais nutrientes saudáveis.

Sugestão: se sentir muita vontade de um doce coma uma peça de fruta ou um quadrado de Chocolate Preto sem açúcar Pura Vida.

Álcool e tabaco

Contêm substâncias nocivas que obrigam o fígado a fazer horas extraordinárias, por isso o melhor é ficar longe deles. Pode manter o café na rotina desde que em doses moderadas – um a dois por dia.

Sugestão: substitua o café por chá verde. Tem as mesmas propriedades estimulantes e mais antioxidantes. Opte também por bebidas deliciosas sem álcool, como um shot de pepino ou um cocktail de kiwi.

IN: Use e abuse

Muita água

É essencial para ajudar os rins no processo de eliminação de impurezas. Comece logo de manhã com um a dois copos de água simples. Durante o dia tente beber cerca de um litro e meio, idealmente fora das refeições.

Sugestões:
– beber um copo de água morna com limão de manhã está na moda e tem vantagens. Veja alguns dos benefícios aqui

inagua516

Crie as suas próprias infusões, quentes ou frias, para beber ao longo do dia

– comece por experimentar fazer infusões de nectarinas com alecrim ou de camomila e abacaxi
– os sumos que combinam vegetais e frutas (smoothies) ajudam a aumentar o consumo de líquidos e são muito nutritivos. Não os coe para beneficiar das fibras

Vegetais à discrição

A base de uma dieta detox deve ser constituída por vegetais frescos, crus ou cozinhados preferencialmente ao vapor. Abandone a ideia de que as saladas são desenxabidas. Há mundo para além da alface e do tomate, como provam as nossas receitas de saladas mornas e de saladas frias, onde pode inspirar-se para montar o seu cardápio da semana.

Sugestões
Salada morna com salmão e kiwi
Salada de quinoa com cavala e feijão preto
– Legumes assados. Além de fáceis de fazer são deliciosos. Basta cortá-los em cubos, cobrir com ervas aromáticas e azeite e levar ao forno por meia-hora. Outra ideia: fazer legumes estaladiços no forno como snack
– As sopas são outra forma fácil de juntar vegetais e água na mesma refeição. Pode fazê-las só com vegetais ou juntar-lhes carne, peixe e até ovos para as converter em refeições completas. Veja as nossas receitas de sopas ricas

Base vegetal: Os vegetais devem estar em maior quantidade no prato. Acompanhe-os, em menor quantidade, de carne e peixe (idealmente biológicos), leguminosas, oleaginosas, bons óleos (azeite, óleo de coco) e muitas ervas aromáticas para tornar tudo ainda mais saboroso.

Cozinha simples

Esqueça os fritos e prefira os alimentos crus, cozidos, grelhados, assados ou estufados com pouca gordura.

Sugestões
– Se gosta de peixe, experimente fazer umas douradas aromáticas no forno, perca assada com espinafres ou um original lombo de atum com maçã
– Se prefere carne, aposte numas pernas de frango grelhadas com salada de cenoura
– Se quiser entregar-se de corpo e alma aos vegetais, não deixe de fazer estes legumes no wok, provar uns espargos assados com cogumelos ou fazer um delicioso hambúrguer de grão

Sobremesas fit

As festas ficaram para trás e o açúcar também, mas não tem de abdicar das sobremesas, apenas escolher as que se podem enquadrar num regime detox. Fruta, a sobremesa da natureza, é sempre a melhor opção.

Sugestões
Maçãs assadas com canela
Salada de frutas salteadas
Espetadas de fruta