Tradições de São Martinho

Militar ao serviço do império romano, pagão convertido ao cristianismo, o homem que viria a ser o São Martinho fundou vários mosteiros e foi bispo de Tours. A 11 de Novembro celebra-se a data do seu enterro, altura em que se diz que o sol surgiu do céu cinzento em jeito de homenagem ao bispo.

O “Verão de São Martinho” recorda um dia de frio em que o santo terá dado metade da capa a um mendigo e a outra metade a outro, tendo o sol aparecido a compensar a generosidade e salvá-lo do frio.

Castanhas com água-pé, jeropiga ou vinho novo são as tradições mais antigas do magusto nacional. Lá fora também se celebra o santo das mais variadas formas. Por exemplo, em Espanha mata-se um porco e na Alemanha fazem-se procissões e acendem-se fogueiras. O importante é o convívio.

SAIBA MAIS: Castanhas Pingo Doce, quentes e boas

Comida de Outono

Além de celebrar o São Martinho, o magusto festeja as colheitas de Outono, época de castanhas e vinho novo. A vinda do frio pede comida aconchegante e bebidas aromáticas.

Magusto

As castanhas querem-se quentes e boas, quer venham assadas ou cheguem cozidas com erva-doce e anis.

A tradição manda acompanhar com jeropiga e água-pé, bebidas caseiras à base de aguardente e vinho, mas à falta delas, venha um bom vinho novo da garrafeira Pingo Doce que o magusto não fica por fazer.

O prato mais emblemático é o magusto ribatejano, um acompanhamento feito com refogado de couve portuguesa com pão, azeite e alho. Há várias versões da receita consoante a região, podendo levar batata ou outros ingredientes e vir a acompanhar bacalhau assado, polvo, vitela ou porco preto.

A castanha na cozinha

Mas nada como reinventar o magusto à sua moda e criar receitas reconfortantes só com ingredientes da época: experimente juntar as castanhas ao bacalhau gratinado. E, se a ideia é impressionar os amigos, esta vitela no forno com castanhas é capaz de converter os estômagos mais esquisitos.

Haja fé: se fechar com esta sopa de castanhas até o Inverno pode chegar florido!

SAIBA COMO FAZER CASTANHAS ASSADAS

Para todas estas as receitas, já sabe que pode contar com castanhas frescas de qualidade no seu Pingo Doce e, em qualquer altura do ano, com castanhas congeladas, práticas e com frescura máxima, perfeitas para fazer puré ou mesmo receitas doces, como uma tarte merengada ou uma deliciosa torta de castanhas.

Tags: