Junho é o mês dos Santos Populares. Por todo o país os bairros enchem-se de cheiros e cores, decorados por fitas coloridas nas ruas estreitas e balões que esvoaçam na brisa fresca das noites mais longas. Os arraiais começam a ser montados em becos catitas, nas zonas costeiras as esplanadas ganham vida, a música começa a ouvir-se nas ruas.

Petiscos para o Santos Populares

Santo António, São João e São Pedro, são os nossos Santos. Padroeiros de boa comida, convívio nas ruas, de ver o pôr-do-sol numa esplanada acompanhado por bebidas frescas e bons petiscos.

Em Lisboa, o Santo António festeja-se na noite de 12 para 13 de Junho. Os Lisboetas passeiam-se pelas ruas e bairros, na Avenida da Liberdade seguem as marchas e a música acompanha os figurantes que desfilam orgulhosos. No Porto e Braga o São João comemora-se na noite de 23 para 24 de Junho. O som dos famosos martelinhos, em substituição do alho-porro, ouvem-se por toda a cidade. O magnífico fogo de artifício lançado em pleno rio Douro, ou os coloridos balões de ar, são a alegria do povo. Dia 29 de Junho, o São Pedro festeja-se nas zona de Sintra e Évora. Nos Santos Populares a festa faz-se nas ruas, onde não pode faltar comida, bebida e muita animação.

Apetite de Santo

Há alimentos que só nos satisfazem quando são consumidos na época e quando são comidos na rua. Sim, falamos da sardinha. Gorda, bem assada na grelha, servida numa generosa fatia de pão ou de broa, acompanhada por uma salada mista e pimentos assados (a propósito, sabe como descascá-los?) é perfeita!.

As sardinhas, pode comprá-las frescas na peixaria do Pingo Doce, pode assá-las em casa num grelhador ao ar livre. Se prefere utilizar o forno, veja a nossa receita de sardinhas ao sal para ver como fazê-lo. Transformá-las em petisco quando recebe os amigos é também uma óptima opção: sardinhas em papelotesbruschettas de sardinhas, ou pão de sardinhas.

Juntam-se à mesa uma travessa de caracóis e a inevitável sangria. Há sempre outras opções, como uma bifana, um chouriço assado ou um caldo verde quentinho. Comidas que não cansam, disponíveis para comer durante toda a época festiva.

SAIBA MAIS: As nossas receitas dos melhores petiscos para fazer em casa

Seja na rua ou em casa, é impossível não se deliciar com os cheiros que nos trazem as festas, o calor que nos faz permanecer mais tempo na rua ou a vontade de conviver com os amigos e a família.

Nestes Santos Populares saia à rua e mantenha viva a tradição. Bom apetite e boa festa!