Há alturas do ano em que o corpo precisa de um descanso, especialmente depois dos meses de festa, normalmente altura de mais excessos e muitas sobremesas à mistura. Já se sabe que festa é sinal de convívio, e convívio é quase sempre sinónimo de estar à mesa com família e amigos. Chegou a altura de recuperar a forma, repor os níveis de vitaminas e desintoxicar dos abusos. Para isso, nada melhor do que originais saladas para refeições mais saudáveis e cheias de sabor.

No entanto, por vezes o Inverno é pouco propício a comermos saladas, com o seu céu cinzento, dias intermináveis de chuva e o frio, que ataca de manhã à noite e não deixa vontade para comer saladas, normalmente à base de vegetais crus e frios, pouco apetecíveis. A boa notícia é que temos a solução: saladas mornas. São óptimas, saudáveis, tão reconfortantes como uma sopa, mas muito mais divertidas de comer.

As nossas propostas

Fizemos uma selecção de quatro receitas de saladas: a mais clássica salada morna de grão e atum; uma original salada morna de salmão e kiwi; a nutritiva e saudável salada de quinoa, cavala e feijão-preto; e uma salada totalmente vegetariana, a salada de vegetais grelhados com pão de pita.

São sugestões para qualquer momento do dia e para qualquer altura do ano. Pode levá-las para o trabalho, numa marmita, ou – se não estiver a chover – até ao jardim mais próximo, para um mini-piquenique. Também são ideais para comer à noite, quando o corpo pede refeições mais leves.

Uma coisa é certa: não ficará com fome nem insatisfeito com nenhuma destas saladas mornas. E já sabe: consuma sempre muitos vegetais, são essenciais para o seu bem estar.

Clique nas imagens e descubra as saladas mornas que escolhemos para si.

Saladas mornas atum grãoA clássica salada morna de grão e atum.

Saladas mornas kiwi salmaoUma original salada morna de salmão e kiwi.

Saladas mornas quinoaUma nutritiva e super saudável salada de quinoa, cavala e feijão-preto.

Saladas mornas legumes grelhadosVegetariana e deliciosa: salada de legumes grelhados e pão de pita.