Características

Além de saborosos, os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e têm apenas 29 calorias por 100g. O morango é rico em água e antocianinas, um pigmento que confere ao fruto a sua cor vermelha e que tem propriedades antioxidantes.

Origem

Sabe-se que no tempo do império Romano já era consumido. Em 1714, um engenheiro francês, numa viagem ao Chile e ao Peru, percebeu que os morangos nativos daqueles países eram bem maiores do que os da Europa. Sem pensar duas vezes, trouxe alguns para a Europa e cultivou-os em França. O resultado foi um morango muito mais sumarento e saboroso do que aquele que conheciam naquele país. O sucesso foi imediato e daí espalhou-se por toda a Europa, por volta do século XIX.

Hoje, os EUA são os maiores produtores de morangos, garantindo 28% da produção mundial. Portugal tem algumas centenas de hectares de plantação de morangos, numa produção anual superior a 12.000 toneladas. Consegue imaginar tantos morangos? Algarve, Ribatejo, Oeste e Alentejo são, entre nós, as zonas de maior produção. O pico de produção do morango em Portugal é entre Maio e Julho, mas a produção faz-se todo ano.

Morangos

Além de terem coloração e formato original, o morango tem espécies com nomes tão divertidos como El Capitán, El Dourado, Sabrina, Splendor, Fortuna ou Candonga

Da produção para a sua mesa

Na produção do morango Pingo Doce a geografia faz todo a diferença. As condições ideais para esta cultura são um clima ameno, nem muito quente nem muito frio. Os traços que distinguem estes morangos são, sobretudo, o seu aroma, dureza, textura e resistência, resultado dos efeitos do clima.

Conservar no frio

O morango é um fruto de curta duração. A melhor forma de os conservar é mantê-los no frigorífico, entre os 0ºC e os 4ºC. Opte por lavar, arranjar e enxaguar antes de os guardar numa caixa bem fechada.

Uma estrela à mesa

Deliciosos ao natural, os morangos são ainda reconhecidos pela sua presença marcante em sobremesas variadas. Ficam algumas sugestões:

Tarte de morango
Tiramisu de morango
Morangos marinados
Mil-folhas de morango

Morangos

Salpicados com vinagre balsâmico e pimenta preta ou fatiados em saladas, revelam-se uma surpresa muito agradável à mesa

São também perfeitos para alguns molhos, em pratos de carne (como um surpreendente frango com risotto de morangos) e até de peixe, (clafoutis de morango e salmão). Porque não?

No Verão, reinventam-se em bebidas mais ou menos espirituosas, que apelam à descontracção e convívio. Triturados com gelo ou misturados com leite, dão granizados e batidos excepcionais, uma opção refrescante, pouco calórica e nutritiva.

Tags: