O que é o espumante?

Chama-se espumante ao vinho que passa por 2 fermentações naturais: a fermentação alcoólica, à semelhança de todos os outros vinhos e que transforma o açúcar da uva em álcool, e a fermentação onde o vinho adquire a efervescência, completamente natural, que pode ser feita em tanques de aço inox pressurizados ou de forma mais tradicional, dentro da própria garrafa. Não há adição de gás e os espumantes são feitos com as mesmas uvas usadas para fazer os vinhos finos. O espumante não é apenas um bom companheiro de brindes, é também uma óptima bebida para acompanhar vários pratos, incluindo o famoso leitão assado.

Espumante: o rei do Ano Novo

O espumante é uma óptima bebida para acompanhar vários pratos.

Os espumantes Pingo Doce

Espumante Bruto Rosé Pingo Doce 2012
Com uma bonita cor rosada, aroma leve e frutado, com notas de framboesa, é vivo e alegre na boca, com a fruta fresca bem presente, muito bom equilíbrio de acidez.

Espumante Tinto Pingo Doce 2012
De aroma franco e vinoso, com bagas maceradas leve toque vegetal, este espumante tem uma boa presença de boca, com taninos amaciados, acidez quanto baste. É perfeito para a mesa, com pratos gordos ou de sabor intenso.

Espumante Bruto Pingo Doce 2012
Com notas de frutos cítricos e ananás, é um espumante jovem e fresco, com final limonado e persistente.

Espumante Meio-Seco Pingo Doce 2012
Apresenta-se equilibrado, jovem e fresco, com a doçura frutada bem conjugada com a acidez citrina.

Os copos para servir espumante

Para cada bebida o seu copo. Vinho num copo largo, arredondado e de pé, cerveja num copo alto e largo, whisky num copo baixo sem pé, champanhe numa flute, um copo alto e estreito, de pé. E o espumante? O espumante segue o seu “primo” champanhe e deve ser degustado numa flute. Desta forma, pode apreciar-se o gás natural da bebida, bem como todos os aromas que, desta forma, são absolutamente direccionados para o nariz. O copo deverá ser totalmente transparente para se ver a cor do vinho, característica muito importante.

Etiqueta para servir espumante

Encha apenas três quartos do copo e pegue sempre pelo pé, para que o espumante se mantenha fresco. Não se esqueça de nunca cruzar copos nem braços no momento do brinde e de olhar nos olhos do seu interlocutor de brinde. Para celebrar, o típico “saúde” ou “tchim tchim”.

Seja responsável, beba com moderação.