Quantas vezes não ouviu a frase “com peixe só vinho branco”? Quem diz esta, diz uma série de regras e mitos que se foram formando ao longo dos tempos e que limitam a liberdade de consumo de vinho em determinadas ocasiões. Como em tudo, deve imperar o bom senso. Mas como o saber não ocupa lugar, reunimos alguns mitos e regras que… não são bem verdade.

Quem percebe de vinhos sabe que cada um tem a sua personalidade, aroma e particularidades. É isso que faz com que determinados vinhos fiquem melhor com determinados pratos e com que alguns sejam mais indicados para uma ou outra ocasião. No entanto, há muitos mitos que se formam e que nem sempre correspondem à realidade.

Abaixo encontra algumas das dúvidas mais frequentes quando se trata de escolher o vinho certo ou como consumi-lo.

O vinho tinto não se deve beber fresco

Claro que deve. O vinho tinto deve ser servido entre os 16º e os 18º. No entanto, no verão os 16º parecem mais frescos do que no Inverno. Quem serve o vinho tem de ter a preocupação de manter a temperatura ideal.

O vinho branco é só para o peixe

Não. Apesar de continuar a ser uma crença bastante enraizada, a verdade é que hoje em dia, com a quantidade de vinhos que existem, essa regra não se aplica. Assim, é possível conjugar um branco com carne e um tinto com peixe, mas depende dos vinhos, uma vez que é sempre necessário criar harmonias.

Todos os vinhos devem respirar

Todos os vinhos beneficiam do contacto com o ar que faz com o vinho liberte os seus aromas. No entanto, não basta abrir a garrafa meia hora antes de servir. Se o quer fazer de forma correcta, tem de decantar o vinho. Se não tiver o decantador, deixe o vinho respirar no copo.

Verde, branco ou tinto…

É no noroeste de Portugal, na zona Entre-Douro-e-Minho, que se encontra a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em termos geográficos a maior Região Demarcada portuguesa e uma das maiores da Europa. Apesar de lhes chamarmos vinhos verdes, não se deve esquecer que estes pode ser brancos e tintos.

Saiba como conservar vinhos em casa; conheça os nossos vinhos premiados e como escolher vinho para qualquer ocasião.

Seja responsável, beba com moderação.