Características

Há muitas espécies de kiwi, com cores e tamanhos variados. Os mais pequenos têm 2 g e os maiores chegam aos 200 g. Há os de polpa verde, amarela e laranja, com e sem pelos.

A variedade mais comum chama-se Actinidia deliciosa e o nome diz tudo: é tão bom que se aproveita tudo. Come-se a polpa, as sementes e até a casca. Na verdade a casca tem ainda mais fibra e vitamina C do que a polpa. Se a pelagem lhe fizer confusão, pode sempre “depilar” o kiwi, raspando a pelagem exterior com uma faca. Uma das variedades em franca expansão é o kiwi gold, bastante mais doce e saboroso do que o kiwi verde.

Conheça as origens do kiwi Pingo Doce: Kiwi, vaidade de produzir bem

O kiwi é dos frutos com mais vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, e é uma boas razão para, com ou sem casca, o incluir na rotina diária.

Maduro em boa companhia

Devido à riqueza em clorofila este é um dos poucos frutos que mantém a cor verde quando maduro. Se pretende kiwis para comer no mesmo dia, escolha os mais macios (devem ceder ligeiramente à pressão dos dedos). Se pretende kiwis para comer mais tarde, escolha os mais rijos, que acabam por amadurecer na sua fruteira. Se quiser apressar o processo coloque-o dentro de um saco de papel na companhia de uma banana, maçã ou pêra. Se já estiver maduro, isole-o de outras frutas porque facilmente amadurece para lá do desejável.

SAIBA MAIS: Como cortar kiwi

O kiwi contém enzimas especiais, que ajudam no processo de digestão de alimentos como carne, peixe e produtos lácteos. Este poder é tão grande que o kiwi é usado para amaciar carnes (corte-o ao meio, esfregue-o na carne e deixe-o agir por 20 minutos). Também por causa desta “habilidade”, o kiwi tem de ser usado com cuidado em sobremesas feitas com leite ou gelatina, já que pode liquefazê-las ou impedir que solidifiquem. Se o juntar a saladas de fruta, faça-o apenas imediatamente antes de servir para impedir que as outras frutas fiquem moles.

História de família

Da próxima vez que comer kiwis agradeça primeiro a Isabel Fraser. Foi esta professora neozelandesa que trouxe as sementes da China no regresso de uma visita à irmã missionária, no fim do século XIX. A exploração comercial começou alguns anos mais tarde, por volta de 1940. Na altura, o fruto chamava-se groselha chinesa, mas como a ideia era exportar para os Estados Unidos e as taxas para as groselhas eram altas, mudou-se a denominação para kiwi, o nome maori da ave mais emblemática da Nova Zelândia (em vias de extinção), que tem uma pelagem muito parecida com a do fruto a que deu o nome.

Usos culinários

Experimente usar kiwi em deliciosos gelados de morango com kiwi, que as crianças vão adorar; fazer uma fresquíssima salada verde, perfeita para os dias mais quentes; e ainda criar uma original salada morna de salmão com kiwi, muito fácil de preparar.

Pode ainda usá-lo para fazer um delicioso molho chutney para acompanhar pratos de peixe e galinha. E se o processar na Chef Express, juntamente com framboesas, fica com um delicioso cocktail de kiwi sem álcool.

Tags: