No momento em que a região de Lisboa e Vale do Tejo é responsável por quase 80% dos novos casos de infecção no nosso país, quero assegurar-lhe que no Pingo Doce continuamos activamente empenhados no combate a esta pandemia e em contribuir para romper as cadeias de transmissão.

Há mais de 100 dias que a protecção da saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes é a prioridade absoluta do Pingo Doce. Antes mesmo da declaração do primeiro dos três períodos que vivemos em Estado de Emergência, tomámos a decisão de reduzir o horário de funcionamento das nossas 450 lojas a nível nacional para poder colocar em quarentena preventiva, com pagamento integral do seu salário, cerca de 14 mil colaboradores que se encontravam totalmente aptos para trabalhar e que optámos por resguardar. Isto representa aproximadamente metade do universo de colaboradores da nossa empresa, que funcionou em sistema rotativo durante várias semanas consecutivas. Porque sabíamos que os produtos essenciais não podiam faltar às famílias portuguesas e tínhamos de garantir que, acontecesse o que acontecesse, teríamos sempre capacidade de manter a continuidade do abastecimento.

Felizmente, isso foi possível. Não temos dúvidas de que a robustez do protocolo de prevenção e segurança que implementámos desde a primeira hora e a estreita colaboração com a Direcção-Geral de Saúde (DGS) têm contribuído decisivamente para a contenção do contágio.

Dada a dispersão geográfica das nossas lojas, acompanhamos atentamente a evolução da pandemia ao nível das várias regiões do país. Face ao aparecimento de novos focos de infecção ou de um surto, jogamos na antecipação e realizamos pro-activamente testes nas lojas dessas áreas de influência. Por nossa iniciativa, já realizámos mais de quatro mil testes aos colaboradores do Pingo Doce e, desde o início da pandemia em Portugal, só em equipamentos de protecção individual (máscaras, viseiras, luvas, álcool gel) e colectiva (desinfectantes, sinalética de distanciação, mais de 3200 acrílicos nas caixas) já investimos mais de quatro milhões de euros.

Todos os dias, no acesso ao local de trabalho, os nossos colaboradores medem a temperatura e, ao longo do seu turno, desinfectam as mãos a cada 30 minutos. Todos os cerca de 260 mil carrinhos e cestos de compras são desinfectados após cada utilização. As regras do distanciamento físico e da limitação do número de pessoas nos espaços são extensíveis às zonas de refeição, de vestiários e de descanso dos colaboradores. E por forma a evitar a concentração nos transportes públicos dos nossos colaboradores dos centros logísticos, disponibilizamos um serviço de transporte próprio e dedicado.

Empregando cerca de 30 mil pessoas que pela natureza do seu trabalho se encontram muito expostas e que têm uma vida para além do seu trabalho nas lojas e nos armazéns, e apesar de todo o esforço que colocamos na prevenção, é inevitável que tenhamos pontualmente casos de infecção.

Quando surge um caso positivo numa das nossas lojas, todos os colaboradores com contacto próximo são imediatamente enviados para casa por um período de duas semanas, sendo seguidos de perto pela Equipa Médica do Pingo Doce em articulação com a DGS. A loja onde um caso seja confirmado é sujeita a um processo reforçado de desinfecção por uma equipa técnica especializada. Utilizamos, diariamente, 1500 litros de álcool gel para desinfeção das mãos de colaboradores e clientes, e cinco mil litros de solução desinfetante para limpeza das nossas lojas.

Infelizmente, a pandemia ainda não terminou e não podemos baixar a guarda nem enquanto país, nem enquanto empresa, nem enquanto indivíduos.

Todos temos um papel a desempenhar neste combate e o Pingo Doce continuará a fazer a parte que lhe compete na prevenção e no ataque. Em nome dos nossos colaboradores e de todos os que em nós depositam a sua confiança, pela qual seremos sempre gratos.

Fotografia Isabel Pinto Directora-Geral do Pingo Doce
Assinatura Isabel Pinto Directora-Geral do Pingo Doce
                 ISABEL FERREIRA PINTO
                          Directora-Geral
                               Pingo Doce
               Distribuição Alimentar, S.A.

 

 

Todas as medidas de segurança e higiene implementadas no Pingo Doce podem ser consultadas na página deste site dedicada a esse tema.