Desenvolvemos a nossa actividade segundo princípios de actuação responsáveis e sustentáveis, com a consciência de que os recursos da Terra são finitos e que cuidar deles é uma missão diária, no qual todos temos um papel a desempenhar.

Procuramos combater o desperdício alimentar em todas as frentes, através de várias iniciativas que, só em 2019, evitaram que mais de 10.700 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, entre as quais:

Legumes Feios – Os legumes considerados “feios” (com tamanhos, cor ou forma não padronizados, mas com perfil nutricional igual aos outros e, portanto, totalmente aptos para serem consumidos) – que costumavam ser deixados nos campos de cultivo pelos produtores pela dificuldade de escoamento – são comprados pelo Pingo Doce à produção e incorporados nas sopas feitas nas nossas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar, a chamada “4ª gama” (ex. saladas, legumes pré-cortados, etc). Só em 2019, o Pingo Doce utilizou mais de 3.700 toneladas de legumes não calibrados em sopas e produtos de 4.ª gama.

Produtos com Desconto – Vendemos com desconto produtos prestes a atingir o prazo de validade, que são identificados com uma etiqueta de preço com cor laranja. Esta é uma iniciativa que foi implementada no ano passado e que permitiu evitar o desperdício de 1.100 toneladas de alimentos.

Doação de Alimentos – Quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não para venda, doamo-los a instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade nas comunidades próximas das nossas lojas, sendo o Pingo Doce a cadeia de retalho alimentar que mais alimentos doa. Em 2019, o Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a mais de 5.800 toneladas, apoiando actualmente, numa base regular, mais de 500 instituições. No primeiro semestre deste ano, doámos cerca de 2800 toneladas de alimentos.

Receitas Desperdício Alimentar Zero – Acreditamos também poder dar um contributo que permita aos portugueses reduzirem o desperdício de alimentos em casa. Por isso, na revista Sabe Bem e no site pingodoce.pt são partilhadas receitas, criadas pelo Pingo Doce e acompanhadas pela nossa equipa de Nutrição, para que cada vez mais pessoas possam aproveitar partes de alimentos ou sobras de refeições que não estão habituadas a valorizar, evitando o desperdício, poupando dinheiro e salvaguardando o ambiente. Se é um facto que a cozinha e a comida são parte da “alma portuguesa” e que o interesse pela culinária está a crescer, todos os pequenos gestos podem ter impacto no mundo em que vivemos.

Porque acreditamos na transparência e na prestação de contas em temas relevantes e de cidadania, fomos o primeiro grupo de retalho alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar.

Diariamente fazemos por estar à altura da confiança que centenas de milhares de portugueses depositam em nós, e que agradecemos reforçando o nosso compromisso de mobilização para o combate ao desperdício alimentar, nas várias formas que pode assumir.

Se pertence a uma instituição que pretende receber donativos de produtos das lojas Pingo Doce, inscreva-se, preenchendo o formulário disponível aqui.