Acção de limpeza de Norte a Sul do País

O Pingo Doce e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) deram início a uma iniciativa, que terá a duração de um mês. Vai envolver várias escolas do primeiro e segundo ciclos e um total de 13 praias de Norte a Sul do país. Teve início no Algarve, nas praias dos Pescadores, da Luz e de Faro, de onde foram recolhido um volume de resíduos que encheu seis sacos de 60 litros de lixo.

Os participantes

Participaram 130 voluntários, incluindo colaboradores da LPN, do Pingo Doce e de três escolas – em resposta ao apelo divulgado em 150 lojas da cadeia. Foram percorridas as três praias algarvias, retirando do areal e da beira-mar beatas, palhinhas, cotonetes, sacos de plástico, embalagens, entre outros resíduos.

Acções de limpeza de praias:
• 24 de Outubro – Setúbal e Almada
• 26 de Outubro – Macedo de Cavaleiros
• 31 de Outubro – 
Esposende e Matosinhos
• 7 de Novembro – Aveiro
• 14 de Novembro – Alcobaça e Óbidos
• 16 de Novembro – Oeiras
• 17 de Novembro – Sintra

Os responsáveis pela iniciativa

Gonçalo Duarte Gomes
Vice-Presidente da Direcção Nacional da LPN
“A mitigação da ameaça colocada pela poluição por plásticos e outros resíduos deve constituir um dos pontos centrais da agenda de todos. Esta ameaça, compromete a viabilidade de várias espécies marinhas e o equilíbrio dos ecossistemas, mas também a própria espécie humana. O contributo directo em acções de limpeza como estas é indispensável, mas importa sobretudo intervir na origem do problema, reduzindo a utilização do plástico e apostando noutras alternativas”.
“Para além da recolha de resíduos, a sensibilização junto do público, em particular dos mais novos, tem um papel igualmente importante para a promoção do desenvolvimento sustentável”.

Teresa Diogo
Responsável da área de Ambiente do Pingo Doce
“Estamos preocupados com a dimensão do problema da poluição dos oceanos e com os elevados impactos que daí resultam para todo o ecossistema e também para a segurança alimentar. Estas acções conjuntas com a LPN enquadram-se na nossa agenda ambiental, que dá grande prioridade ao tema da gestão dos resíduos, em geral, e do plástico, em particular, especialmente o plástico de utilização única, que é o que mais frequentemente se encontra no mar”.

Amar o Mar é um programa do Pingo Doce que agrega todas as iniciativas em prol da preservação dos oceanos.

Próximas acções

A partir do próximo mês de Janeiro o actual saco de plástico de compras, vendido nas lojas Pingo Doce, vai ser substituído por um saco inovador no mercado português, feito com pelo menos, 80% de plástico reciclado pós-consumo

Com este lançamento, o Pingo Doce promove os princípios da economia circular, ao mesmo tempo que sensibiliza os consumidores para a importância da separação e reciclagem de resíduos. Este saco é um exemplo de como é possível dar uma nova utilidade aos plásticos já utilizados, evitando a produção e, consequente, a entrada no mercado de novo plástico e, por essa via, reduzindo o consumo de recursos fósseis (matéria-prima dos sacos de plástico convencionais).

SAIBA MAIS: Descubra o que o Pingo Doce anda a fazer no ecodesign das embalagens.