A iniciativa Portugal Chama – lançada pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) em parceria com várias instituições públicas e privadas — pretende alertar a população para a importância de evitar comportamentos de risco associados a incêndios florestais em particular nos meses mais críticos do ano, aqueles em que as temperaturas são mais elevadas e a ausência de pluviosidade é mais notória.

Mais de 120 lojas Pingo Doce (situadas na região do Algarve e nos concelhos do país com maior risco de incêndio) irão divulgar nos seus canais de comunicação os materiais produzidos pela AGIF.

As plataformas digitais do Pingo Doce darão, pelo segundo ano consecutivo, também destaque à iniciativa. Os clientes do Pingo Doce serão alertados por e-mail, nas redes sociais e através da revista Sabe Bem.

Em 2019, mais de 80% dos fogos ocorreram em apenas 20% da área dos distritos mais críticos, o que reforça a importância de sensibilizar toda a comunidade – com grande enfoque nas populações locais – para os comportamentos de risco.

Em termos de área ardida, em 2019 registou-se uma diminuição face a 2017 – o pior ano de sempre na gestão de fogos – devido ao maior controlo sobre as queimadas e também ao esforço acrescido feito pela Guarda Nacional Republicana.