Promover a saúde pela alimentação

Mais do que um padrão alimentar saudável, é um estilo de vida que assenta no convívio e socialização à mesa, na prática de exercício físico regular e no descanso adequado. Culturalmente, os países que praticam este estilo de vida, fazem das refeições um dos momentos mais importantes para fortificar relações de amizade.

Relativamente à alimentação, a mesma prende-se com o consumo racional de alimentos com perfis nutricionais mais equilibrados e menos processados, tais como as hortícolas, as frutas frescas, secas e oleoginosas, o azeite como gordura de eleição e cereais integrais. A bebida preferencial é a água. O pescado, ovos, lacticínios não são esquecidos tal como o vinho tinto, para quem não apresenta contra-indicações e desde que consumidos nas doses certas.

As carnes vermelhas, ricas em gorduras saturadas e os doces são reservados para os dias de festa.

Em 2013, Portugal foi integrado na lista de países qua fazem parte da Dieta Mediterrânica, classificada pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade.

A Responsabilidade Social do Pingo Doce abarca ainda outras áreas de intervenção: o combate ao desperdício alimentar, a reciclagem e as condições de emprego.