Preparação

Passo 1
Corte uma tampa à abóbora, elimine as sementes e escave cuidadosamente o seu interior deixando cerca de um dedo de polpa agarrado à casca. Corte a restante polpa em cubos e espalhe-os sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Salpique com uma colher de chá de sal, o alho em pó e o tomilho. Regue com duas colheres de sopa de azeite, mexa bem e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Passo 2
Tempere o interior da abóbora com cerca de ½ colher de chá de sal e coloque-a juntamente com a tampa, sobre outro tabuleiro, igualmente forrado com papel vegetal, com a parte cortada virada para baixo, e leve ao forno.
Passo 3
Tempere o miolo de camarão com ½ colher de chá de sal, os dois dentes de alho espremidos e a malagueta, limpa de sementes e picada.
Passo 4
Coloque os lombos de bacalhau num tacho, junte a folha de louro, um dente de alho, a parte verde do alho-francês e o leite. Leve a ferver suavemente durante cerca de 8 minutos. Retire do lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro do leite.
Passo 5
Aqueça uma colher de sopa de azeite num tacho e aloure rapidamente os camarões de ambos os lados. Retire-os e reserve. Deite o restante azeite no tacho, adicione a parte branca do alho-francês bem picada e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até estar macio. Polvilhe com a farinha, mexa bem e regue com o leite em que cozeu o bacalhau, previamente coado.
Passo 6
Ligue o forno a 180 °C.
Passo 7
Entretanto, limpe o bacalhau de pele e espinhas, desfaça-o em lascas grandes.
Passo 8
Junte os cubos de abóbora assada ao molho e tempere com as duas colheres de chá de sal, pimenta moída na altura e noz-moscada.
Passo 9
Recheie a abóbora com camadas alternadas de molho, lascas de bacalhau e camarão. Termine com uma camada de molho e polvilhe-a com a broa picada previamente misturada com as amêndoas e os coentros picados. Leve ao forno durante mais 10 minutos para gratinar a superfície.
Passo 10
Sirva com o arroz cozinhado com o restante sal.
O que achou desta receita?
Seja o primeiro a avaliar
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente