Preparação

Passo 1
Descasque o tomate, retire-lhe as sementes, corte-o em quartos e ponha a escorrer dentro de um passador durante 4 horas.
Passo 2
Coloque o tomate numa panela, juntamente com os açúcares, e misture bem com uma colher de pau. Acrescente o sumo e a casca ralada da lima, os cravinhos e o rum e volte a mexer.
Passo 3
Leve ao lume e deixe cozer, mexendo amiúde, até fazer ponto de estrada. Nessa altura, retire os cravinhos e reserve cerca de 360 g para decorar as bolachas (uma colher de sobremesa por cada uma). Coloque o restante em frascos bem secos e tape enquanto estiver quente.
Passo 4
Numa tigela misture as duas farinhas, o sal, o açúcar, a manteiga cortada em bocados, as gemas e o ovo inteiro e amasse até obter uma massa homogénea.
Passo 5
Forme uma bola, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorifico durante 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Passo 6
Com a ajuda de um rolo, estenda a massa na bancada, polvilhada com duas colheres de farinha, até atingir cerca de 3 mm de espessura. Recorte 24 discos com 6 cm de diâmetros e 24 argolas com a mesma dimensão. Amasse de novo os recortes da massa.
Passo 7
Forre dois tabuleiros com papel antiaderente, colocando num os discos e noutro as argolas e leve-os ao forno (8 minutos para as argolas e 15 para os discos).
Passo 8
Deixe arrefecer, distribua o doce de tomate por cima dos discos e tape com as argolas previamente polvilhadas com açúcar em pó. Acompanhe com um chá ou infusão.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Gordura
4,2 g
6%
Açúcar
10,7 g
12%
Fibra
0,5 g
2%
* Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
O que achou desta receita?
1.0 (1)
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente
Mín. 30 caracteres
0 / 500