Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

Como escolher papaia

Como escolher papaia
De cor atraente e textura suave, a papaia é ideal para começar o dia ou terminar uma refeição. Conheça a papaia por dentro e por fora.
Link copiado

Características e benefícios da papaia

Existem inúmeras variedades desta fruta originária da América Central. No seu Pingo Doce encontra apenas a chamada “papaia de avião” (variedade Golden), assim denominada porque é colhida madura, sendo por isso mais doce e saborosa, atingindo quer a plenitude do seu sabor, quer da sua constituição nutricional.

Fonte de fibra e vitamina A e excelente fonte de vitamina C, o consumo de papaia contribui, entre outras funções, para a manutenção de uma pele, visão e mucosas normais, para o normal funcionamento do sistema imunitário, para a redução do cansaço e a absorção de ferro.

A papaia é perfeita para terminar qualquer refeição, já que contém uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão das proteínas presentes na carne e no peixe.

Como escolher papaia

Se não quiser consumir de imediato, pode escolher frutos com casca verde amarelada, que pode deixar amadurecer em casa, fora do frigorífico. Se for preciso acelerar o processo de amadurecimento, experimente guardá-la num saco de papel com duas ou três bananas.

Se quiser saborear rapidamente a sua papaia, escolha os frutos com casca amarela. Se o fruto estiver firme mas ceder ao toque e exalar um aroma agradável, é porque está no ponto ideal para comer. Os frutos que já estão maduros podem ser guardados no frigorífico para parar a maturação.

Como congelar papaia

Pode congelar papaia para usar mais tarde. Devido ao elevado teor de água, a textura da fruta irá modificar-se ao descongelar pelo que não ficará como se fosse fresca, mas dá perfeitamente para usar em smothies, doces e polpas. Primeiro corte a papaia em cubos e congele-os individualmente em cima de uma folha de papel vegetal para não colarem uns aos outros. Depois de congelados assim pode transferi-los para sacos de congelação.

Dicas para usar a papaia na cozinha

A forma mais simples de comer a papaia é ao natural ou temperada com sumo de lima ou limão. Sumos, smoothies, batidos, mousses e saladas de fruta (para a salada de fruta experimente usar as metades de papaia como recipiente) são outras opções infalíveis, assim como a combinação de papaia com queijo fresco, perfeita para começar o dia.

Batida no liquidificador com morangos e iogurte dá origem a uma sopa fria muito original, e se a juntar a umas folhas de alface e camarão tem uma salada fresca a cheirar a verão.

Um prato tradicional tailandês que usa a papaia é a salada de papaia verde com tomate, pimenta, limão, alho e molho de peixe. A papaia verde é menos doce e tem um sabor parecido com o da courgette que combina especialmente bem com pratos de caril.

Saiba mais
Sementes Apesar do sabor picante, as sementes da papaia são comestíveis. Pode moer as sementes da papaia e usá-las em substituição da pimenta ou da mostarda. Na gelatina não, para marinar sim Devido ao efeito da enzima papaína sobre as proteínas, não é boa ideia juntar pedaços de papaia à gelatina, já que aquela enzima impedirá que a gelatina solidifique. Mas pode usar este efeito a seu favor na marinada de carnes e peixes (junte-lhe sumo de papaia, azeite, sal, pimenta e ervas aromáticas) já que o sumo da fruta tornará a carne e o peixe mais macios.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: