Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Poupa MaisPoupa Mais

Amar o Mar é um dever de todos

Sabia que 97% do território nacional é mar? O imenso mar que faz parte da nossa cultura e que está também intimamente ligado à história do Pingo Doce. Afinal, temos a maior peixaria do país. Por isso, assumimos um conjunto de compromissos com base na nossa Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objectivo de contribuir para a preservação das espécies e dos oceanos. Porque só com uma gestão eficiente e responsável de recursos, é possível continuar a levar até si, todos os dias, o melhor que o nosso mar nos dá. Junte-se a nós e ajude-nos a amar este mar que é de todos.

Compromissos Pingo Doce para contribuir para a preservação dos oceanos

Para contribuir para a preservação da biodiversidade, temos medidas específicas para as espécies classificadas como "vulneráveis" ou "em perigo".

Por ser uma espécie “criticamente em perigo”, não comercializamos enguias na nossa peixaria, mesmo as provenientes de aquacultura, dado que os ovos e/ou juvenis provêm de populações em estado selvagem.

No Pingo Doce disponibilizamos cerca de 200 espécies de peixe e marisco diferentes nas nossas peixarias. Esta variedade permite aos nossos Clientes diversificarem as suas escolhas reduzindo, desta forma, o impacto sobre as espécies mais consumidas.

Promovemos alternativas provenientes de aquacultura de mar, permitindo reduzir a pressão sobre as espécies mais procuradas, nomeadamente o salmão, o robalo e a dourada.

Todo o bacalhau comercializado nas nossas lojas é oriundo de zonas de captura reconhecidas pelas suas boas práticas de gestão sustentável de stocks.

A gama de atum em conserva Pingo Doce tem a certificação Dolphin Safe, que garante que a pesca foi realizada de forma a evitar a captura acidental de golfinhos.

Para minimizar a acumulação de plástico nos oceanos, disponibilizamos alternativas reutilizáveis para transporte de compras, como sacos de ráfia e de papel. Os nossos sacos de caixa de plásticos são feitos com 85% de plástico reciclado pós-consumo e têm certificação “Blue Angel”, usada para diferenciar produtos com um melhor perfil ambiental.

Em 2009 lançámos os "Oleões", que disponibilizamos aos nossos Clientes como ponto de recolha dos óleos alimentares usados. Desde o início do projecto já foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem mais de 1.244 toneladas. Também os óleos que usamos nas cozinhas do Pingo Doce, são encaminhados para valorização, na sua maioria para produção de biocombustível.

Através de projectos de Ecodesign, revimos e melhorámos 317 embalagens dos nossos produtos, de forma a reduzir a utilização de materiais poluentes ou escassos. Tudo somado, desde 2011, já reduzimos cerca de 21 mil toneladas de materiais de embalagens de embalagens de produtos de marca própria.

Para reduzir a produção de plástico de utilização única e promover hábitos de reutilização, em 2018 lançámos, em exclusivo, um serviço de reenchimento de garrafas de água reutilizáveis, através de uma estação dispensadora de água filtrada – Água ECO. Este serviço existe nos formatos 1,5 e 3 litros e está disponível em mais de 130 lojas Pingo Doce, permitindo evitar anualmente a produção de cerca de 90 toneladas de plástico descartável. As garrafas são concebidas para manterem as propriedades da água e para serem recicladas no final da sua vida útil.

Desenvolver produtos com um melhor perfil ambiental é o nosso compromisso. As fórmulas de 321 produtos das nossas marcas Be Beauty, Cuida Bebé, SKINO e Ultra, das categorias de Cosmética, Higiene Pessoal e Detergentes, estão isentas de microplásticos. Os nossos cotonetes passaram a ser com bastão de papel, reduzindo o consumo de mais de 25 toneladas de plástico, por ano. Já as palhinhas de plástico foram totalmente eliminadas dos produtos de marca própria, permitindo uma poupança de 15 toneladas de plástico de uso único, por ano. Os pacotes de leite, de bebidas vegetais, de sumos e de iced-teas, num total de 13 referências, passam agora a incluir palhinhas de cartão, fazendo com que circulem menos 34 milhões de palhinhas de plástico de uso único.

No futuro, para além das exigências nutricionais e de qualidade que os nossos produtos já garantem, a melhoria contínua das embalagens existentes continuará a ser também um compromisso do Pingo Doce. Até 2025, todas as embalagens de plástico de Marca Própria serão reutilizáveis ou recicláveis e passarão a incorporar, em média, pelo menos 25% de plástico reciclado.

Descobre como preservar o Oceano e as suas espécies

Vê os episódios no canal do Pingo Doce
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde