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O que é a Juliana?

Juliana é a nossa homenagem à Dieta Mediterrânica à portuguesa, aos saberes milenares, aos segredos na cozinha, às mãos que trabalham o campo e preparam refeições autênticas, temperadas com a nossa história e a nossa essência, para alimentarem o nosso futuro.

Dieta Mediterrânica

O que é

Classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Dieta Mediterrânica é um padrão alimentar saudável e em que a mesa se torna um lugar melhor. Tem no azeite a sua gordura principal e privilegia o consumo de vegetais, menos proteína animal, mais peixe e menos carne vermelha, mais ervas aromáticas e menos sal, tendo o convívio à volta da mesa como um traço cultural distintivo. Com o objectivo de torná-la mais viva no dia-a-dia dos portugueses, lançámos a Juliana, uma homenagem ao património e aos benefícios da Dieta Mediterrânica à portuguesa. Uma dieta que privilegia os métodos de confecção portugueses bem como os ingredientes nacionais, mantendo vivas as tradições e os saberes milenares que fazem parte da nossa identidade como povo. Por si, e por todos nós, vamos saborear a Dieta Mediterrânica à portuguesa?

10 princípios

para seguir a Dieta Mediterrânica

01
Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas
04
Azeite como principal fonte de gordura
07
Consumo frequente de pescado e menor de carnes vermelhas
02
Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento de alimentos de origem animal, nomeadamente de hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas
05
Consumo moderado de lacticínios
08
Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais
03
Consumo de vegetais produzidos localmente, frescos e da época
06
Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal
09
Água como principal bebida ao longo do dia
10
A mesa como espaço de convívio
01
Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas
02
Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento de alimentos de origem animal, nomeadamente de hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas
03
Consumo de vegetais produzidos localmente, frescos e da época
04
Azeite como principal fonte de gordura
05
Consumo moderado de lacticínios
06
Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal
07
Consumo frequente de pescado e menor de carnes vermelhas
08
Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais
09
Água como principal bebida ao longo do dia
10
A mesa como espaço de convívio

Tudo começa com uma sopa

Somos, orgulhosamente, um dos países que mais consome sopa no mundo. Faz parte da nossa identidade e, no Pingo Doce, honramos essa tradição. As nossas sopas são feitas com os ingredientes mais frescos, sem recurso a corantes, nem conservantes, e privilegiando o azeite e receitas ao gosto português. Prontas a saborear, para que possam estar sempre presentes na sua mesa, com toda a qualidade.

Sopa

Sopa juliana

Esta é uma sopa rica em legumes, e que “dá” nome à gama de sabores mediterrânicos do Pingo Doce. Com couve lombarda, é rica em ácido fólico, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga, bem como em vitaminas A e C, que, respectivamente, contribuem para o normal funcionamento da visão e do sistema imunitário.

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Sopa de agrião

O agrião é um dos vegetais que há mais tempo consumimos. De sabor intenso e com vários benefícios para a saúde, é uma excelente fonte de ferro e vitamina C, sendo um óptimo antixodiante, aliado no combate a algumas doenças como a anemia, por exemplo. Contém ainda vitamina K, que contribui para a normal coagulação do sangue e vitamina A. Mais um excelente motivo para começar uma refeição com esta deliciosa sopa.

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Sopa

Creme de peixe com coentros

A Dieta Mediterrânica integra uma diversidade incrível de sopas: muitas servem como entradas e outras enriquecidas com outros ingredientes, nomeadamente, fontes proteicas, que podem elevar as sopas a pratos principais. É o caso desta sopa enriquecida com pescada, um peixe magro, fonte de proteína animal. Os coentros conferem-lhe um sabor especial, e tão ao gosto português.

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Sopa

Sopa camponesa

É uma receita tradicional portuguesa que, pela riqueza dos seus ingredientes, pode “valer uma refeição”. Com uma grande variedade de hortícolas, tais como couve lombarda e couve portuguesa, que contêm vitamina C e ácido fólico, que desempenham funções importantes na manutenção do sistema imunitário, na redução do cansaço e da fadiga. A receita integra ainda feijão, uma leguminosa que é um dos ex-libris da Dieta Mediterrânica, fonte de proteína vegetal, com alto teor em fibra e diversos nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, nomeadamente B1 e B9 (ácido fólico). Bom proveito!

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Sopa

Caldo verde

Não há sopa mais tradicional portuguesa que o caldo verde, símbolo dos festejos dos Santos Populares e delicioso o ano inteiro. O nosso caldo verde é feito com couve galega, que, além de deliciosa, contém vitamina C, que permite uma melhor absorção do ferro, e ácido fólico, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Uma óptima companhia também em dias de Inverno.

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Sopa

Sopa juliana sem batata

Mais light do que a sua congénere com batata, esta versão da sopa juliana contém todos os benefícios da receita tradicional.

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Receitas

Inspire-se na Juliana, a Dieta Mediterrânica à portuguesa, e descubra os sabores de receitas tradicionais, que privilegiam os métodos de confecção portugueses e apuram o paladar dos ingredientes nacionais. Refeições autênticas para uma vida mais saudável e equilibrada.

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Exposição fotográfica Juliana

Guardiãs de tradições: mulheres que mantêm viva a Dieta Mediterrânica

Veja a exposição fotográfica de Luís Mileu e descubra a nossa homenagem às mulheres que guardam os segredos das receitas que fazem parte da nossa memória colectiva.

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