O Pingo Doce viu mais dois dos seus Centros de Distribuição, localizados em Alcochete e em Vila Nova da Rainha, serem distinguidos com a certificação ambiental ISO 14001:2015, uma das mais conceituadas a nível internacional e uma referência em termos de gestão ambiental, atribuída pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação). Estas certificações vêm juntar-se às quatro já obtidas noutros Centros de Distribuição, passando todos os armazéns do Pingo Doce em Portugal continental a ter esta distinção.

 

A certificação foi atribuída em função das práticas de gestão ambiental implementadas nas atividades logísticas. Desde 2005, altura em que os primeiros Centros de Distribuição foram distinguidos, até 2021, os armazéns certificados evitaram a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO2, assim como o consumo de mais de 11 milhões de kWh de eletricidade e de mais de 160 mil m3 de água. Foram, ainda, recicladas mais de 18 mil toneladas de resíduos.

 

Além das reduções nos impactes ambientais associados aos consumos de água e energia, a Logística Pingo Doce tem desenvolvido e implementado várias medidas para melhorar a eficiência dos processos logísticos e promover uma economia mais circular, através, por exemplo, da gestão responsável de resíduos. A crescente aposta em soluções de embalagens reutilizáveis, por exemplo, no transporte de frescos, evitou a utilização de mais de 22 mil toneladas de embalagens descartáveis em 2021. No âmbito dos transportes, o backhauling e a eco condução – formação dada aos motoristas para tornar a sua condução mais sustentável – são exemplos de boas práticas da insígnia, que já evitaram a emissão de cerca de 82 mil toneladas de CO2e, entre 2010 e 2021, e mais de 327 toneladas de CO2e, em 2021, respetivamente.

 

Para José Luís Teixeira, Diretor de Logística e Supply Chain do Pingo Doce, “esta certificação representa o forte compromisso do Pingo Doce com a sustentabilidade, neste caso nas atividades logísticas. É com grande satisfação que passamos a ter todos os Centros de Distribuição em Portugal continental certificados, num ano em que a Logística do Pingo Doce já foi distinguida com dois prémios pela descarbonização das suas atividades: três estrelas Lean&Green e o Prémio Nacional de Sustentabilidade”.