A partir do dia 24 de junho, Lisboa acolhe uma série de eventos paralelos à 2ª Conferência Internacional dos Oceanos (promovida pela ONU, nos dias 27 de junho a 1 de julho de 2022, no Altice Arena), numa iniciativa denominada One Sustainable Ocean.

O programa da iniciativa, que terá lugar em diversos espaços da cidade, é extenso e inclui mais de 70 conferências e workshops, 12 exposições, 10 sessões de cinema, instalação de peças de arte procurando atrair um público diversificado, do meio empresarial, científico e académico, das ONGs, e também da população em geral. Os principais eventos terão lugar no Museu de Marinha (exposição “Oceano”), no Rossio (exposição “Ocean Decade Exhibition”), no Pavilhão do Conhecimento (Ocean Literacy Week – sessões de cinema, workshops, exposições) e sob a Pala do Pavilhão de Portugal – (“Ocean Science and Bussiness2Sea” – exposições, conferências e workshops, encontros de negócios, eventos sociais).

Todos estes eventos paralelos à Conferência Internacional pretendem afirmar Portugal e Lisboa como uma cidade de Mar, onde a defesa e a preservação dos ecossistemas dos oceanos e mares são uma prioridade e a investigação e a inovação potenciam o crescimento da economia azul. Sublinhando a importância desta iniciativa aberta à cidade, o vereador da Cultura e Economia e Inovação da CML, Diogo Moura, considera que o Mar é um “setor estratégico para a cidade do futuro”, sendo “nossa responsabilidade promover uma literacia azul para que possamos viver novamente o oceano de modo sustentável e inovador”, pois “a sustentabilidade do planeta depende da saúde do mar”.

O Município de Lisboa, coorganizador desta iniciativa, tem como parceiro o Pingo Doce que, através do seu Programa Amar o Mar, patrocina a mesma na globalidade. Entre as iniciativas que a empresa irá promover, encontram-se sessões de showcooking de receitas sustentáveis e ações de sensibilização para a preservação do Oceano. Segundo Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, “esta parceria surge de uma forma natural, dado o alinhamento inequívoco dos objetivos do One Sustainable Ocean com a missão e os valores do programa Amar o Mar do Pingo Doce”.

O Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, a Universidade de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Intergovernmental Oceanographic Commission da UNESCO e o Comité Português para a COI, encontram-se, entre outros, entre os parceiros desta iniciativa.

Os eventos são de visita livre.

Saiba mais aqui.