No âmbito do programa “A Saúde alimenta-se”, a CUF e o Pingo Doce apresentam o livro “Receitas e Conselhos para Doentes Oncológicos”, com o objetivo de disponibilizar receitas baseadas nos princípios da Dieta Mediterrânea que atenuam os principais dez sintomas associados às diferentes etapas da doença oncológica, incluindo a fase de tratamentos.

O livro tem como objetivo apoiar os doentes, as suas famílias e os seus cuidadores, demonstrando a relevância do papel da alimentação na saúde. Neste livro  o conhecimento científico de profissionais de saúde da CUF Oncologia, a maior rede privada de cuidados oncológicos em Portugal, reconhecida na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, junta-se à experiência na área alimentar de especialistas de nutrição do Pingo Doce. Ambas as empresas assumiram o compromisso de promover e influenciar positivamente a qualidade de vida da população portuguesa através de uma alimentação equilibrada.

A CUF e o Pingo Doce procuram capacitar os doentes e cuidadores para escolhas alimentares que promovem um impacto nutricional positivo, aumentando a função imunitária, a eficácia da resposta ao tratamento e o controlo dos efeitos secundários. Para tal, neste livro, são disponibilizadas 100 receitas de acordo com a Dieta Mediterrânica – padrão alimentar que o Pingo Doce promove desde sempre e considerado um dos mais saudáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – organizadas pelos 10 efeitos secundários mais frequentes nos tratamentos (ex: náuseas, perda de apetite, perda de peso, entre outros) e validadas por especialistas da CUF.

Para além das receitas, o livro conta com conselhos de saúde para ajudar doentes oncológicos a minimizar os efeitos secundários dos tratamentos, sendo lançado no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, e estando disponível para venda em lojas Pingo Doce de Portugal Continental, que podem ser consultadas aqui.