O Pingo Doce é o primeiro retalhista alimentar em Portugal a assinar o programa Lean & Green, coordenado pela GS1 Portugal, comprometendo-se a reduzir o seu impacto ambiental.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Ambiente, o Pingo Doce aderiu à plataforma europeia Lean & Green, comprometendo-se a reduzir em pelo menos 20% as suas emissões de carbono no prazo de cinco anos, nas operações logísticas.

A redução de CO2 será feita sobretudo ao nível da cadeia de distribuição, ou seja, do percurso que é feito pelos produtos até chegarem à prateleira dos supermercados. Um trabalho realizado de forma contínua pelo Pingo Doce e que se tem traduzido em investimentos numa frota com consumos mais eficientes, com menos emissão de CO2 e mais silenciosa, diminuindo o consumo de recursos energéticos, a emissão de poluentes atmosféricos e a poluição sonora. Outras medidas desenvolvidas foram a operação de transportes circular – garantido que os veículos efectuam as suas viagens de retorno aos armazéns com produtos recolhidos nas fábricas dos fornecedores – e o investimento em painéis fotovoltaicos para produção de energia eléctrica para autoconsumo. Com estas medidas, só em 2020, foi possível evitar o percurso de 13 milhões de quilómetros e a emissão de mais de 11,5 mil toneladas de carbono.

De acordo com Isabel Ferreira Pinto, Directora-geral do Pingo Doce, “Sabemos que a nossa posição de liderança na distribuição alimentar traz consigo mais responsabilidades. A adesão ao Lean & Green é mais um compromisso que assumimos neste caminho, reforçando as iniciativas do Pingo Doce para adopção e promoção de práticas mais sustentáveis em toda a cadeia de valor: desde a produção, à distribuição e ao consumo.”

“Registámos com particular entusiasmo a adesão e o compromisso do Pingo Doce ao Lean & Green. Pelas circunstâncias particularmente desafiantes do sector do retalho, devido à transversalidade e capilaridade da operação, manifesta em grandes superfícies e em pontos de venda de menor dimensão, a adesão do Pingo Doce ao programa será certamente inspiração para muitas outras empresas a operar neste e noutros setores”, afirma João de Castro Guimarães, Director-executivo da GS1 Portugal.

Sobre Lean & Green
A iniciativa Lean & Green é a maior plataforma europeia de colaboração especialmente dirigida a reduzir as emissões de CO2 associadas à cadeia de abastecimento, incentivando as empresas a alcançar um nível de sustentabilidade mais elevado, no âmbito da logística.

Actualmente, está a ser implementada em 13 países, com adesão de mais de 600 empresas, o que já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2.

A nível nacional, é representada pela GS1 Portugal, Associação de direito privado, sem fins lucrativos, neutra e multissectorial, declarada entidade de utilidade pública, que conta com cerca de 9000 empresas associadas. Enquanto uma das 115 organizações-membro da GS1 e a entidade autorizada para gerir o Sistema GS1 de Standards Globais em contexto nacional, a GS1 Portugal é a organização responsável pela introdução do código de barras em território português e nos PALOP. Informações adicionais em https://www.gs1pt.org .

Saiba mais em https://gs1pt.org/lean-green-portugal/ ou em https://lean-green.eu/