O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, dinamizou ações de limpeza, em parceria com a Novo Verde, nas praias por onde passou a Liga MEO Surf 2022. Em cada etapa decorreu, igualmente, uma ação de sensibilização junto dos mais novos para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. No total, foram mobilizadas 610 crianças e recolhidos mais de 50 quilos de resíduos nos areais. Estas iniciativas decorreram no âmbito da associação do Grupo Jerónimo Martins a esta competição de surf, na qualidade de parceiro de sustentabilidade.

No decorrer das etapas da prova desportiva, que terminou no último fim-de-semana em Peniche, foram 20 as escolas do 1.º e 2.º ciclo que participaram nas iniciativas de limpeza e sensibilização nos areais das praias do Cabedelo (Figueira da Foz), Matosinhos (Porto), Ribeira d’Ilhas (Ericeira), Ribeira Grande (Açores) e Supertubos (Peniche). Antes de cada ação de limpeza, a mergulhadora Sónia Sousa Ell dinamizou ações de sensibilização junto das crianças, alertando-as para a importância e urgência de promover ativamente a conservação do Oceano e da vida marinha.

Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, faz um balanço muito positivo deste conjunto de iniciativas: “A enorme adesão e entusiasmo com que as ações foram acolhidas em cada praia deixam-nos bastante satisfeitos e reforçam a nossa convicção de que a comunidade está cada vez mais desperta para a importância da preservação do Oceano e da sua biodiversidade. A todos os que participaram nesta iniciativa, o nosso muito obrigado, em particular aos mais novos, que começaram desde cedo a assumir um papel ativo nesta nobre missão de cuidar do planeta”.

Pedro Simões, Diretor-Geral da Novo Verde reforça que “é com enorme satisfação que unimos esforços com o Pingo Doce ao longo das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, para contribuir para uma geração mais informada e consciente sobre o correto encaminhamento de resíduos e a sua reciclagem. A Novo Verde procura constantemente ser um agente de mudança nos hábitos de reciclagem dos portugueses e, através destas ações de limpeza que decorreram nos cinco areais por onde esta competição passou, conseguimos envolver os cidadãos e alertar para a importância das suas ações no momento do descarte dos seus resíduos, bem como na escolha de produtos com menor pegada ambiental”.

No final de cada ação de limpeza foi feita a contabilização, triagem e encaminhamento correto de todos os resíduos recolhidos.

 

Sobre o programa Amar o Mar:

Amar o Mar é um programa promovido pelo Pingo Doce, que assume um conjunto de compromissos com base na Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies marinhas e dos oceanos. Junte-se a nós e ajude-nos a amar este mar que é de todos.

 

Sobre a Novo Verde: 

A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016, posteriormente atualizado pelo Despacho n.º 5615/2020, de 20 de maio. Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste setor, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente. A Novo Verde foi pioneira na introdução do fator concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores. Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto no Decreto-Lei n.º 152-D/2017, na sua redação atual. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objetivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas.  Mais informação no site da Novo Verde e nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.