Depois do lançamento do livro ‘Desperdício Zero À Mesa com o Pingo Doce’, o Pingo Doce disponibiliza agora, de forma gratuita, estas e outras receitas da revista Sabe Bem que ensinam a tirar o máximo partido dos alimentos e evitar o desperdício. O bolo de cascas de banana, as chips de cascas de cenoura e a água de kiwi, maçã, limão e laranja, são alguns exemplos do aproveitamento das cascas dos produtos. Já o frango com legumes à brás e os legumes salteados com massa e queijo feta são dois exemplos de receitas que reaproveitam sobras de refeições anteriores.

A disponibilização destas receitas junta-se ao conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Pingo Doce para combater o desperdício alimentar que, só em 2020, evitaram que cerca de 11.700 toneladas de alimentos fossem desperdiçados.

Outras medidas Pingo Doce de combate ao desperdício alimentar:

Doação de alimentos – Quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não para venda, são doados a instituições. Em 2020, o Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a cerca de 5.800 toneladas, apoiando actualmente, numa base regular, mais de 350 instituições de solidariedade social.

Legumes “feios” – Os legumes considerados “feios” que costumavam ser deixados nos campos de cultivo pelos produtores devido à dificuldade de escoamento são comprados pelo Pingo Doce e incorporados nas sopas feitas nas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar, a chamada “4ª gama” (ex. saladas, legumes pré-cortados, etc). Só em 2020, o Pingo Doce utilizou mais de 3.550 toneladas de legumes não calibrados em sopas e produtos de 4.ª gama.

Produtos com desconto – Os produtos prestes a atingir o prazo de validade são identificados com uma etiqueta de preço com cor laranja e vendidos com desconto. Esta iniciativa permitiu evitar o desperdício de mais de 2.000 toneladas de alimentos, apenas em 2020.

O combate ao desperdício  alimentar é uma missão e um compromisso sério para o Pingo Doce, que foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar.

Saiba mais em: https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/