O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar e no âmbito do patrocínio ao Jardim Zoológico de Lisboa, vai apadrinhar o “Pingo”, um dos pinguins-do-cabo que habitam no parque. Para assinalar o momento, o Pingo Doce vai promover, no Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho, um conjunto de atividades e dinâmicas dedicadas às crianças e famílias, para dar a conhecer melhor esta ave marinha e sensibilizar para a importância da preservação do oceano, mares, rios e toda a sua biodiversidade.

O pinguim-do-cabo, originário da África do Sul, está classificado como espécie “em perigo”, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A drástica diminuição dos stocks de peixe devido à pesca excessiva e à poluição do habitat, sobretudo por derrames de petróleo, é a principal ameaça à conservação desta espécie. Sendo o grande foco do programa Amar o Mar do Pingo Doce sensibilizar e alertar para a necessidade da preservação do oceano, mares rios e toda a biodiversidade que neles habita, a insígnia portuguesa associa-se, assim, ao Jardim Zoológico, para apoiar a sua missão de recuperação do pinguim-do-cabo, levada a cabo desde 2017, em parceria com a SANCCOB, Fundação Sul Africana para a Conservação de Aves Costeiras.

Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, explica que “a missão do Jardim Zoológico de recuperar e conservar as espécies consideradas em perigo está totalmente em linha com os valores do Pingo Doce e, em particular, do programa Amar o Mar, pelo que é com muito gosto que nos associamos ao zoo com o apadrinhamento do ‘Pingo’, dando assim o nosso contributo para procurar reverter o acentuado declínio da população de pinguins-do-cabo e salvaguardar a preservação desta espécie”.

No próximo domingo, dia 5 de junho, o Pingo Doce convida, então, as famílias a visitarem o Jardim Zoológico, para conhecerem o “Pingo” e os restantes habitantes do parque. Entre as 10 e as 17 horas, os mais novos serão desafiados a participar em diversas atividades lúdicas e pedagógicas, relacionadas com o pinguim-do-cabo e com o programa Amar o Mar e coordenadas por um educador. A aprendizagem e a diversão estão garantidas, com uma “Roda da Sorte” ambulante e ofertas surpresa para as crianças.

 

Sobre o programa Amar o Mar:

Amar o Mar é um programa promovido pelo Pingo Doce, que assume um conjunto de compromissos com base na Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies marinhas e dos oceanos. Junte-se a nós e ajude-nos a amar este mar que é de todos.

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies.