A iniciativa #TodosJuntos destina-se a apoiar os mais desprotegidos com alimentos e medicamentos num contexto de crise sanitária, económica e social. Os maiores bancos que actuam no mercado português desafiaram mais de 30 empresas para, em conjunto, colocarem de pé um projecto solidário de grande dimensão e de longo alcance.

Com a oferta de 250 mil euros carregados em cartões presente Pingo Doce, juntámo-nos à campanha solidária que decorre até 2 de Junho.

No momento do lançamento, a iniciativa já havia garantido junto das entidade parceiras mais de 2 milhões de euros. Nas próximas duas semanas, a iniciativa #TodosJuntos vai estar em grande destaque nos principais meios de comunicação social do país, de modo a mobilizar cidadãos, empresas e instituições para este esforço colectivo de ajudar quem mais precisa.

Quem quiser dar o seu contributo pessoal pode fazê-lo através dos canais já implementados pelos bancos e pelas operadoras de telecomunicações:

  • Transferência Bancária: IBAN| PT50 0035 0027 0069 9176 1301 0
    Transferência MBWay: 931 721 721
    Linha telefónica de valor acrescentado: 761 100 200 (1 euro + IVA)

A plataforma que irá distribuir os bens pelos beneficiários é a Rede de Emergência Alimentar, uma estrutura que nasceu de uma parceria entre o Banco Alimentar e a ENTRAJUDA que envolve 2.700 entidades, como instituições de solidariedade social, juntas de freguesia e outras.

Os destinatários identificados pela Rede de Emergência Alimentar são pessoas que eram habitualmente apoiadas por IPSS que encerraram e que, não tendo capacidade financeira para comprar os produtos de que necessitam, dependem de cabazes de alimentos entregues periodicamente, assim como das creches, infantários e centros de dia para terem refeições diárias. O desemprego e a redução abrupta de rendimentos vieram agravar situações que já eram de grande fragilidade. De acordo com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares existem cerca de 450 mil pessoas que precisam de receber apoio alimentar diário.

O Grupo Jerónimo Martins é um parceiro habitual do Banco Alimentar, no âmbito do apoio às comunidades envolventes das nossas lojas e centros de distribuição. Em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo agravamento das situações de emergência social e de carência alimentar, os apoios directos (em géneros) e indirectos (vales adquiridos pelos clientes nas nossas lojas) prestados ao Banco Alimentar através do Pingo Doce, Recheio, Caterplus, Lidosol e Jerónimo Martins Agro-Alimentar traduziram-se em mais de 580 toneladas de alimentos.