É tão bom
encontrar-nos assim.
Em qualquer lado.
O livro “De onde vêm as bruxas?”, da autoria de Joana Lopes e Luís Belo, foi o vencedor da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce . A obra foi apresentada no Teatro Nacional de São Carlos, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Na sua intervenção, o Ministro da Educação e Ciência afirmou que “este Prémio contribui para a difusão e promoção da literatura infantil”, lembrando que “é essencial criar hábitos de leitura nos primeiros anos de vida, para que as crianças de hoje se tornem cidadãos activos e críticos.” Referiu, também, que “as mais de 1.800 candidaturas recebidas pelo Pingo Doce demonstram o potencial desta iniciativa para identificar e captar jovens talentos na arte de contar e ilustrar histórias para crianças.”
Este Prémio, no valor de 50.000€, é o maior na área da literatura infantil em Portugal e surge como corolário do trabalho desenvolvido pelo Pingo Doce, em especial na categoria infantojuvenil. Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, anunciou que “o êxito com que decorreu esta primeira edição motivou-nos a lançar o Prémio na Polónia, já em 2015. Futuramente, por forma a que esta seja uma linha de atuação transversal a todas as nossas marcas de cadeias alimentares, a iniciativa irá realizar-se também na Colômbia.”
Na cerimónia de lançamento do livro, a atriz Filomena Cautela fez uma interpretação da história que transportou a audiência para um universo de bruxas e dragões. Um ambiente de magia, que contou também com a participação do Coro Juvenil de Lisboa, acompanhado ao piano pelo Maestro Nuno Lopes, que interpretou alguns excertos das Óperas Traviata e Nabucco, de Verdi.
O Livro “De onde vêm as bruxas?” está disponível nas lojas Pingo Doce e em mercadao.pt por apenas 3,99€.
Conheça os livros e os autores vencedores, das edições anteriores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.