É tão bom
encontrar-nos assim.
Em qualquer lado.
Joana Margarida Pires Lopes é a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, na categoria de texto. A sua obra “De onde vêm as Bruxas?” foi a escolhida pelo Júri presidido pela Alêtheia Editores na pessoa de Zita Seabra e composto por Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda. O Director-Geral do Pingo Doce, Luís Araújo, entregou o troféu à autora, no dia 1 de Junho, na Feira do Livro.
A autora do texto vencedor tem 30 anos e reside na região Centro de Portugal, na Sertã. Professora na Escola Profissional da Sertã, sempre acalentou o sonhou de ser escritora. Hoje, depois de receber o troféu, na categoria de texto da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, afirmou que “esta vitória significa a concretização de um sonho. É extraordinário pensar que, em poucos meses, terei a minha história publicada! Mais do que o prémio monetário é o reconhecimento da qualidade do meu texto que me enche de alegria e orgulho. “
A resposta dos portugueses ao desafio lançado pelo Pingo Doce superou largamente as expectativas, não só pelo número de candidaturas mas também pela qualidade das obras a concurso.
A presidente do Júri, Zita Seabra, considera que “a história vencedora tinha que conseguir despertar o imaginário infantil e ser um convite ao sonho. Procurámos uma história que tivesse o raro condão de conseguir associar a escrita terna e doce ao humor e que, em simultâneo, se evidenciasse pela originalidade. Escolhemos um texto capaz de incentivar a imaginação dos candidatos, na categoria de ilustração, pela forma da escrita e pelo conteúdo desenvolvido, mas também pela musicalidade que sobressai do ritmo do texto.”
Com mais de 1.500 candidaturas oriundas de todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas foram, no entanto, as regiões da Grande Lisboa, Norte e Centro que reuniram maior número de candidaturas. As mulheres representaram 75% do total de candidatos e a faixa etária que mais obras submeteu à avaliação do Júri situou-se entre os 30 e os 50 anos.
Esta iniciativa do Pingo Doce, que é o corolário de um longo trabalho desenvolvido pela Companhia na área dos livros, em especial na categoria infantojuvenil, procura estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração.
A todos os candidatos que participaram, nesta primeira edição, agradecemos o enorme entusiamo que demonstraram!
Conheça os livros e os autores vencedores, das edições anteriores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.