Um bife pode ser uma refeição deliciosa, perfeita, e reconfortante. Mas, para isso, é preciso ter em conta várias questões, nomeadamente o tempo que o bife fica na frigideira. Quanto mais o cozinhar, mais seco e sem graça ficará. Siga as dicas que temos para si – é sucesso garantido.

1. Se não se sente à vontade com os cortes da carne, peça ajuda ao colaborador do talho da sua loja Pingo Doce. Ele poderá explicar-lhe qual o melhor corte para o que pretende, bem como sobre a melhor forma de cozinhar o bife. Faça-lhe perguntas, ele ficará feliz por ajudar.

2. Não cozinhe os bifes saídos directamente do frigorífico. Deixe-os à temperatura ambiente durante uns minutos.

3. Tempere a carne sem medo de exagerar. Um bom bife precisa de mais do que algumas pedras de sal. Uma vez que é impossível temperar o interior da carne (nem pense em fazer golpes, a menos que queira perder todos os sucos) terá de o fazer de forma mais agressiva no exterior. Esfregue bem os bifes com sal e pimenta. Ponha alho q.b. e, se quiser, uma erva aromática, mas com alguma contenção. Evite demasiada criatividade (esqueça as especiarias), um bom bife não precisa disso

4-.Não tenha medo do fumo. Ponha o bife na frigideira quando o azeite estiver bem quente para que fique bem selado e não coza. Se o bife for alto terá de baixar o lume depois de uma primeira passagem da carne.

5. O bife não vai arrefecer se o deixar a repousar um pouco. Não tenha pressa de o cortar: deixe que os sucos se redistribuam pela carne antes de o cortar. Só assim conseguirá uma carne suculenta e saborosa. São só cinco minutos para bifes finos ou dez para bifes altos.

6. Quando finalmente for cortar o bife, não o serre como a um pinheiro de natal. Use uma boa faca e experimente cortá-lo perpendicularmente aos veios da carne. Vai ficar (ainda) mais saborosa.