Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Poupa MaisPoupa Mais

Prémio de Literatura Infantil

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, nasceu em 2014, com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura. Assinalando este ano a sua 8ª edição, é o maior prémio de literatura infantil nacional, com um valor de 50.000 euros, contando com oito títulos publicados e 16 novos talentos revelados nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em mais de 137 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. Esta iniciativa insere-se no compromisso do Pingo Doce de promoção da literacia infanto-juvenil, com o objectivo de democratizar o acesso aos livros e estimular hábitos de leitura em família, desde cedo. Participe e faça história com o seu talento!

Livro vencedor da 8ª edição

Assim como tu

Assim como tu

Livro vencedor da 8ª edição

O livro “Assim como tu”, vencedor da 8ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, é da autoria de Raquel Salgueiro e de Jorge Margarido.

Saber mais
Raquel Salgueiro

Raquel Salgueiro

Vencedora Texto - 8ª Edição

Raquel Salgueiro é a autora de “Assim como tu”. Tem 48 anos, é livreira e vive em Castelo de Vide, Alentejo. Foi a natureza da paisagem alentejana a inspiração para o texto vencedor da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Saber mais
Jorge Margarido

Jorge Margarido

Vencedor Ilustração - 8ª Edição

Jorge Margarido é o vencedor da categoria de ilustração da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Depois de vários anos a trabalhar como designer gráfico, e de uma breve experiência como rebuçadeiro, a ilustração é a sua paixão.

Saber mais
A literatura infantil também se compra online
Agora já pode comprar o livro vencedor da 8ª edição do Prémio Literatura Infantil sem sair de casa, na loja online do Pingo Doce no Mercadão. Receba a sua encomenda no conforto do lar e comece a viagem pelo mundo da literacia.
Comprar online

Calendário

8 de Fevereiro
Início das candidaturas
Fase texto
9 de Abril*
Fim das candidaturas
Fase texto
5 de Maio
Dia Mundial da Língua Portuguesa
Anúncio do vencedor
Fase texto
13 de Maio
Início das candidaturas
Fase ilustração
1 de Julho
Dia Mundial das Bibliotecas
Fim das candidaturas
Fase ilustração
4 de Agosto
Anúncio do vencedor
Fase ilustração
19 de Novembro**
Lançamento do livro

* Conforme Aditamento ao Regulamento do Prémio de Literatura Infantil, de 31 de Março 2021

** Data atualizada em Novembro 2021

Perguntas Frequentes

Se já for autor de uma obra publicada em livro mas sem a coordenação de uma editora, como por exemplo, uma edição de autor ou uma tese académica, posso participar?

Sim, pode. Consideramos que uma edição de autor, em papel ou em formato electrónico, se trata de uma obra que não beneficiou do apoio de uma editora e que não entrou no circuito comercial. Contudo, deverá candidatar-se com conteúdos diferentes que sejam originais e inéditos.

Escrevi uma história com um amigo e gostaria de fazer uma candidatura em nome dos dois, posso?

Não, os candidatos devem apresentar as suas candidaturas individualmente, estando, assim, excluída qualquer situação de co-autoria.

Posso candidatar-me com uma compilação de várias pequenas histórias ou deverá ser um tema único?

O participante deverá candidatar-se com uma história única.
Ver todas Consultar o regulamento

Vencedores da última edição

Leituras e Papas de Aveia

Leituras e Papas de Aveia

Livro vencedor da 7ª edição

O livro "Leituras e Papas de Aveia" é da autoria de António Pedro Martins e Duarte Carolino, vencedores da 7ª edição do Prémio da Literatura Infantil Pingo Doce.

Saber mais
António Pedro Martins

António Pedro Martins

Vencedor Texto - 7ª Edição

Nasceu em Coimbra e vive em Condeixa-a-Nova com a sua mulher e a pequena Olívia, de quatro meses, a grande inspiração para o texto vencedor da 7.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Saber mais
Duarte Carolino

Duarte Carolino

Vencedor Ilustração - 7ª Edição

Duarte Reis Carolino, 48 anos, vive em Tomar e teve na filha Luísa, de 8, um apoio na missão de dar vida às “Leituras e Papas de Aveia”, história vencedora da categoria de texto, da edição deste ano.

Saber mais

De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde